Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Número de novos MEIs cai 78% no mês de maio na Paraíba

O ano de 2020, de acordo com dados da Receita Federal do último dia 30 de maio, já contabiliza 137 mil microempreendedores individuais (MEIs) ativos na Paraíba. Desse total, 11.622 realizaram o cadastro nos cinco primeiros meses desse ano; o mês de maio, no entanto, correspondeu a apenas 5% desses novos cadastros, ou seja, foram contabilizados apenas 600 novos MEIs, um número 78,2% menor que a média de janeiro a abril.

Leia também:

O dado contrasta com os demais meses do ano de 2020, quando analisado o cenário geral. Em janeiro, foram 3.408 novos MEIs registrados; em fevereiro, 2.723; março contou com 2.994 novos cadastros; e abril, com 1.897. Destaca-se também que do número total de novos MEIs registrados esse ano (11.622), 348 já deram baixa no cadastro. Já entre os meses de janeiro e maio de 2019, haviam sido formalizados 12.845 novos MEIs – quando comparados os dois anos, portanto, percebe-se que houve uma diminuição de 9,5%.
De acordo com a gerente da unidade de estratégia e monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados mostram que  os segmentos liderados pelos pequenos negócios foram os mais afetados com o prolongamento do isolamento.
“Nesse sentido, pessoas que pretendiam abrir negócios como cabeleireiros, manicure e pedicure, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; promoção de eventos, dentre outras, preferem esperar  o fluxo de pessoas voltar à normalidade para dar continuidade aos seus sonhos”, destacou.
Segundo ela, outra característica que influencia é que parte dos interessados em criar seu próprio negócio possui um perfil mais “analógico”, e nesse atual momento de crise precisam primeiro se adequar à nova realidade tecnológica e virtual dos negócios.
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.