Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Maior açude que abastece a Grande João Pessoa sangra após chuvas

Dos 135 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 17 estão sangrando, entre eles: Gramame-Mamuaba, no Conde; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; e Pitombeira, em Mamanguape
Água
Barragem de Gramame (Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

O açude de Gramame-Mamuaba, que fica na cidade de Conde e abastece João Pessoa e cidades da região metropolitana, atingiu a capacidade máxima (sangrou), conforme divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) nesta quinta-feira (9).

O outro açude é o Marés, que fica em João Pessoa e também abastece a cidade. O reservatório está com 96,9% da capacidade nesta quinta-feira (9), depois de já ter sangrado no começo de junho.

Dos 135 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 17 estão sangrando, entre eles: Gramame-Mamuaba, em Conde; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; e Pitombeira, em Mamanguape.

Apesar da boa quantidade de água reservada, é sempre bom lembrar da necessidade de se economizar e evitar o desperdício.

Outros 71 reservatórios têm mais de 25% da capacidade, 26 têm menos de 25% da capacidade e 21 estão em situação crítica com menos de 5% da capacidade.

As chuvas devem continuar nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo (perigo potencial) de acumulado de chuva para João Pessoa, Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.