Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Maior açude que abastece a Grande João Pessoa sangra após chuvas

Dos 135 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 17 estão sangrando, entre eles: Gramame-Mamuaba, no Conde; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; e Pitombeira, em Mamanguape
Água
Barragem de Gramame (Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

O açude de Gramame-Mamuaba, que fica na cidade de Conde e abastece João Pessoa e cidades da região metropolitana, atingiu a capacidade máxima (sangrou), conforme divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) nesta quinta-feira (9).

O outro açude é o Marés, que fica em João Pessoa e também abastece a cidade. O reservatório está com 96,9% da capacidade nesta quinta-feira (9), depois de já ter sangrado no começo de junho.

Dos 135 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 17 estão sangrando, entre eles: Gramame-Mamuaba, em Conde; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; e Pitombeira, em Mamanguape.

Apesar da boa quantidade de água reservada, é sempre bom lembrar da necessidade de se economizar e evitar o desperdício.

Outros 71 reservatórios têm mais de 25% da capacidade, 26 têm menos de 25% da capacidade e 21 estão em situação crítica com menos de 5% da capacidade.

As chuvas devem continuar nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo (perigo potencial) de acumulado de chuva para João Pessoa, Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

Comentários

Arlete Silva Serra disse:

Se os reservatórios estão sangrando,creio que atitude correta pelo governo local seria que as pessoas aumentem suas reservas de água em casa para aumentar o consumo sem desperdícios. O sangramento aumentando com as chuvas pode provocar alagamentos nas cidades e bairros do entorno dos reservatórios. MELHOR PREVENIR LOGO, QUE REMEDIAR.ESSA SERIA A POSTURA DE UM BOM GESTOR QUE SE PREOCUPA COM SUA POPULAÇÃO E COLOCAR A DEFESA CIVIL EM ALERTA JUNTO À POPULAÇÃO. Nada está repetido.Essa informação é de hoje.

Arlete Silva Serra disse:

Se os reservatórios estão sangrando,creio que atitude correta pelo governo local seria que as pessoas aumentem suas reservas de água em casa para aumentar o consumo sem desperdícios. O sangramento aumentando com as chuvas pode provocar alagamentos nas cidades e bairros do entorno dos reservatórios. MELHOR PREVENIR LOGO, QUE REMEDIAR.ESSA SERIA A POSTURA DE UM BOM GESTOR QUE SE PREOCUPA COM SUA POPULAÇÃO E COLOCAR A DEFESA CIVIL EM ALERTA JUNTO À POPULAÇÃO.

Valdeci Antônio de Oliveira Leite Filho disse:

É muito bom ver a chuva é os abastecimentos de água esteja municiar os é abundantes para as regiões

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.