Início Geral

Maior feira de ci?ncia e tecnologia da Am?rica do Sul tem pesquisadores da Para?ba

Jovens cientistas de João Pessoa participam da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul de 28 a 31 de outubro na 29ª Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em Novo Hamburgo (RS).

Leia mais Notícias no Portal Correio

Duas pesquisas serão apresentadas nesse evento que é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, contará com representantes de 22 países.

Plataforma automatizada de desassoreamento de recursos hídricos é o projeto dos alunos Paulo Jefferson Colaço de Almeida Filho, Manoel Celestino de Pontes Filho e Donnovan Gabriel de Sousa Trajano, do Colégio Geo Sul. A pesquisa, orientada pelos professores Jocelúcio Ismael Xavier e Rildo Ferreira Coelho da Silva, apresenta uma máquina que realiza funções motoras em conjunto para capturar resíduos sólidos do interior dos recursos hídricos, despoluindo-os.

O outro projeto é Análise das ilhas de calor no município de João Pessoa-PB: Crescimento urbano, variações térmicas e possíveis soluções, das alunas Rayhanne Maria de Araujo Jatobá e Karoline Oliveira Ribeiro, da Escola Estadual de Ensino Médio e Médio Integrado Presidente Médici. O trabalho, orientado pela professora Rafaelle da Silva Souza, analisa o campo térmico urbano, as ilhas de calor, e a sua relação com as diversas formas de uso e cobertura do solo em uma cidade tropical úmida.

A Mostratec, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas, de Ensino Médio e Técnico. A Mostratec Júnior contará com outros 112 projetos, de alunos do Ensino Fundamental. No evento também ocorre o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec e o Festival Mostratec de Robótica Educacional.

Os países que estarão na Mostratec 2014 são Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h e a entrada é franca.

Mais informações sobre o evento estão à disposição no site oficial.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.