Maioria das empresas de cargas do pa?s monitora o controle ambiental, diz CNT

28
COMPARTILHE

Levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado nesta sexta-feira (24), mostra que cerca de 80% das empresas de transporte rodoviário de cargas monitoram algum indicador relacionado à gestão ambiental. Entre os indicadores monitorados pelas empresas estão os que controlam o consumo de combustível, o uso de água, a geração de resíduos, o uso de energia elétrica e a emissão de fumaça.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a CNT, as empresas têm também metas para reduzir o uso dos recursos relacionados com o meio ambiente.

O levantamento, denominado Sondagem de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas, mostra que 77% das empresas têm metas de redução de indicadores ligados à gestão ambiental. De acordo com a pesquisa, 54,6% das empresas afirmaram ter metas de redução das emissões de fumaça pelos caminhões. A maioria das empresas (95,2%) tem metas de redução do consumo de combustível.

O reaproveitamento dos recursos hídricos e sólidos é adotado por 44,5% das empresas. De acordo com a CNT, com um sistema de reúso de água bem dimensionado, é possível economizar até 80% da água usada na lavagem de veículos.

Para a sondagem foram realizadas 292 entrevistas com proprietários, diretores, gerentes ou profissionais com conhecimento da rotina das transportadoras. Os dados foram colhidos em maio de 2014.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas