Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Mais de 14 mil completaram vacinação contra Covid-19 em João Pessoa; 34,9 mil receberam 1ª dose

Campanha continua nesta quinta com a aplicação de doses em idosos de 81 anos de idade ou mais e em trabalhadores de saúde
Foto: Divulgação/Secom-JP

Até esta quarta-feira (3), 14.389 já haviam sido imunizadas com duas doses de vacina contra a Covid-19 em João Pessoa. Outras 34.926 pessoas receberam a primeira dose.

A campanha de vacinação continua nesta quinta-feira (4) com a aplicação da primeira dose nos idosos de 81 anos de idade ou mais e imunizando, com a segunda dose, os trabalhadores de saúde dos serviços de referência da Capital que, por algum motivo, não conseguiram completar o esquema vacinal em seus locais de trabalho.

Os trabalhadores de saúde serão atendidos no drive thru instalado no ginásio O Ronaldão. Já o atendimento dos idosos acontece no pontos de drive thru dos estacionamentos dos shoppings Manaíra e Mangabeira. O serviço funciona das 9h às 17h e também pode ser utilizado por pedestres.

Para idosos, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e cartão do SUS ou CPF. Já os profissionais de saúde deverão levar ao drive thru originais e cópias da carteira do conselho profissional ou declaração do serviço que trabalha ou contracheque e o comprovante da primeira dose. As cópias dos documentos serão retidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Próximos dias

Na sexta-feira (5), a faixa etária dos idosos a serem vacinados nos drive thru dos shoppings será estendida para pessoas a partir de 80 anos.

Idosos acamados que ainda não tomaram a primeira dose da vacina ainda podem ser imunizados. O cadastramento deve ser feito pelos telefones 3214-7219 ou 3214-7971. A vacinação para este grupo é realizada em domicílio, em data definida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ampliação da campanha

Com a chegada de novas doses, a Capital aguarda a confirmação do volume destinado à cidade para a definição de medidas mais ágeis e definição de novos públicos para a imunização. “Estamos aguardando a definição de quantas doses da vacina o município vai receber para então definirmos o cronograma de vacinação para a próxima semana”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Balanço

Em João Pessoa, já foram imunizados com duas doses da vacina contra a Covid-19 os trabalhadores de saúde dos serviços de linha de frente, trabalhadores da Atenção Básica, além dos idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência. Os grupos que já foram contemplados com a primeira dose são: trabalhadores de saúde, profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados, cuidadores domiciliares ativos no home care, idosos acima de 83 anos e idosos acamados acima de 80 anos.

Centros de testagem

A Prefeitura de João Pessoa já realizou 1.397 testes contra a Covid-19 nos três primeiros dias de funcionamento dos dois Centros de Testagem, instalados nos bairros de Mangabeira e Manaíra.

Do total de testes realizados nestes três dias nos dois centros, 878 foram aplicados na unidade localizada na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e 519 na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. Ainda neste período, foram realizados 475 atendimentos médicos nos dois serviços, sendo 286 em Mangabeira e 189 em Manaíra.

Os dois centros reforçam os serviços de testagem e atendimento ofertados pela rede municipal de saúde para casos suspeitos de coronavírus e recebe qualquer pessoa que esteja com sintomas de síndrome gripal. No local, o usuário passa por uma triagem para definir o tipo de teste que será realizado, podendo ser o teste rápido ou RT-PCR/SWAB. Em seguida, ele é encaminhado para a realização do teste e atendimento médico. Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, sem intervalo.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Rayanna Coelho, os dois locais foram escolhidos estrategicamente por se tratarem de áreas com números elevados de casos de Covid-19. “Mas as pessoas que não moram nessas regiões podem se dirigir às 30 unidades de saúde da família que continuam realizando o teste SWAB normalmente”, alertou.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.