A ferramenta Não Perturbe, do Procon-PB, tem recebido de 10 a 15 adesões por dia, de acordo com o setor de Tecnologia da Informação. O Não Perturbe permite o bloqueio de ligações indesejadas de empresas de telemarketing ou números desconhecidos.
De acordo com o Procon-PB, a ferramenta foi lançada em 2009, mas passou um tempo desativada devido a falhas no sistema. O serviço foi retomado em 2017. No acumulado, 1.779 consumidores já se cadastraram no Não Perturbe, além de 91 pessoas jurídicas e 61 empresas de telemarketing.
“O aplicativo foi desenvolvido a partir da lei que foi criada para possibilitar que os consumidores não sejam perturbados por empresas de telemarketing. É muito simples. O consumidor vai até o site (procon.pb.gov.br) e tem um banner ‘Não Perturbe’ e ele vai entrar e se cadastrar”, explicou a superintendente Kézia Cavalcanti.
Se a empresa insistir em fazer essas ligações indesejadas, o consumidor pode protocolar uma reclamação no Procon, que irá punir o responsável com uma multa”. Caso venha efetuar qualquer ligação ao consumidor, ele vai anotar o número do protocolo e vai registrar no Procon, que vai autuar essa empresa”, informou Kézia.