Início Geral

Mais de 2 mil condutores s?o flagrados sob efeito de ?lcool em teste de baf?metro na PB

Em 33.793 testes do bafômetro realizados de 1º de janeiro a 20 de julho deste ano pela Operação lei Seca, foram flagrados 2.034 condutores sob efeito do álcool, o que corresponde a 6% dos abordados. Com a intensificação das fiscalizações, a operação conseguiu dobrar a média mensal de testes aplicados em relação ao ano passado.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), esse número de testes realizados este ano representa uma média de 5.198 ao mês, um aumento de 100% em relação à média mensal de condutores abordados em 2013. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram aplicados 30.969 testes do bafômetro, o que significou uma média 2.580 por mês.

De 1º de janeiro a 20 de julho deste ano, a Operação Lei Seca também superou em mais de 10% o número de testes do bafômetro aplicado em todo o ano de 2013.
Mudança de comportamento – Os relatórios da Operação Lei Seca também revelam uma diminuição no número de flagrantes em relação ao número de testes aplicados.
Desde a criação, em 21 de setembro de 2012, a Operação Lei Seca aplicou 73.097 testes do bafômetro e flagrou 5.175 condutores sob efeito do álcool, o que corresponde a cerca de 7% dos abordados. Neste período, 520 condutores foram presos.

Em 2013, durante a aplicação de 30.969 testes, foram registrados 2.246 flagrantes por embriaguez ao volante, o que corresponde a 7,2% dos condutores abordados. No ano passado, a Operação Lei Seca prendeu 284 motoristas sob efeito do álcool na Paraíba. Este ano, foram efetuadas 125 prisões.

A Operação Lei Seca passou a realizar fiscalizações diárias desde julho de 2013, quando foram nomeados 60 agentes de trânsito aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito.

“A conscientização dos condutores em relação aos riscos da mistura álcool e direção é o maior desafio da Operação Lei Seca, por isto, além de intensificar as fiscalizações, foram feitos investimentos em campanhas educativas que, gradativamente, começam a refletir na diminuição do número de flagrantes, em relação à quantidade de condutores abordados”, disse o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.