Início Geral

Mais de 2 mil mudas de árvores são plantadas na mata do Rio Jaguaribe, em JP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com concessionárias de automóveis, promoveu, nesta segunda-feira (11), a primeira etapa do replantio de mudas de árvores na área do Rio Jaguaribe, no Vale das Palmeiras.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O replantio segue o que determina a Lei nº 11.878, de fevereiro de 2010, que estabelece as condições para o plantio de árvores por empresas concessionárias de veículos motorizados zero quilômetro. Serão replantadas 2.100 mudas de árvores, entre elas espécies como ingá, cupiúba, pitanga e araçá. As mudas foram compradas pelas concessionárias e serão replantadas em três etapas. Neste primeiro plantio serão recolocadas setecentas mudas de árvores. Em maio e junho deste ano as empresas deverão replantar as demais mudas.

O replantio foi acordado com a Semam, como uma medida de compensação ambiental. A área escolhida, nas margens do Rio Jaguaribe, foi escolhida pelos técnicos da Semam. A mata ciliar fica às margens dos rios e tem função de proteger a área. A cobertura vegetal nas margens dos rios tem a função de manter o equilíbrio ecológico, protegendo água e solo, reduzindo o assoreamento e a força da água que chega aos rios. Também serve para fornecer alimento e abrigo para a fauna e formam uma barreira natural contra a disseminação de pragas, absorvendo e fixando dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas do planeta.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.