Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Mais de 27 mil estudantes faltam ao primeiro dia de provas do Enem 2022 na Paraíba

Nesse domingo (13), os participantes do Enem realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação
Enem
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Dos 103.241 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 na Paraíba, 27.049 não compareceram aos locais de provas nesse domingo (13). A abstenção é superior à registrada no ano passado, quando 21,8 mil pessoas faltaram ao primeiro dia de Enem.

Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, eram esperados 100.930 estudantes nos pontos de aplicação de prova impressa e 2.311 nos locais de aplicação da prova virtual. No entanto, 25.901 (25,7%) inscritos na versão impressa do exame e 1.148 (49,7%) inscritos no Enem virtual faltaram ao primeiro dia de provas.

Nesse domingo, os participantes do Enem realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

O Exame Nacional do Ensino Médio continuará no próximo domingo (20), quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Ao todo, 2.490.880 estudantes de todo o Brasil compareceram ao primeiro dia do Enem 2022. O exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Palavras Chave

EducaçãoEnem 2022
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.