Início Geral

Mais de 4 mil produtos que ofereciam riscos ao consumidor são apreendidos na PB

Mais de 4 mil extensões elétricas, plugues, brinquedos, canetas esferográficas e até borrachas escolares foram apreendidos, entre os dias 6 e 10 deste mês, durante fiscalização do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq), órgão delegado ao Inmetro no Estado, nos municípios de Sapé, Soledade, Junco do Seridó, São Mamede, Patos e Juazeirinho. Os produtos estavam sem certificação do Inmetro.


Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo o gerente do Núcleo de Verificação de Qualidade do Imeq, Iremar Vilarim, os produtos apreendidos apresentavam riscos aos consumidores.

“Quando o produto não tem essa certificação (do Inmetro) significa dizer que não passou por nenhum teste de segurança. Uma extensão elétrica, por exemplo, pode colocar em risco a vida desse consumidor, com incêndios ou até mesmo choques”, disse o gerente.

De acordo com Iremar Bolarim, os donos dos estabelecimentos em que ocorreram as apreensões têm um prazo de até dez dias para a defesa. Além da apreensão, os comerciantes ou os fabricantes serão punidos com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo e-mail [email protected]. Na Paraíba, o canal de contato são os números 3215-7423 e 0800-281-7411 ou o e-mail [email protected].

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.