Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Mais de 5 mil crianças e adolescentes da PB não têm registro de paternidade

Após a notificação de 13.283 famílias e 1.083 audiências realizadas pelo projeto ‘Pai Presente’, em 22 comarcas do estado, mais de cinco mil crianças e adolescentes não conseguiram ainda o reconhecimento da paternidade. O projeto do Tribunal de Justiça, que completa seis anos, tem o objetivo de estimular o reconhecimento de paternidade de quem não possui o nome do pai no registro de nascimento.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Um levantamento do próprio TJ mostra que as famílias não conseguiram o documento por vários motivos. Em 127 casos constatou-se que o pai questionado já havia falecido. Das pessoas notificadas, 4.434 não atenderam à convocação da justiça e não foram à audiência. Outras 87 audiências foram negativas – ou seja, não resultaram em acordo. E ainda em 3.439 casos os endereços dos supostos pais não foram localizados. 

O projeto é desenvolvido no estado pela Comissão Estadual de Adoção (Ceja), com a coordenação da Corregedoria de Justiça do Poder Judiciário estadual. O trabalho é realizado com o apoio do Ministério da Educação (MEC) que, através do censo escolar, possibilita a identificação das crianças que não possuem o nome do pai no registro.

De acordo com a secretária da Ceja, Ana Caneia, para comemorar o Dia dos Pais, os participantes do projeto irão realizar panfletagens em ruas próximas de algumas escolas da cidade de João Pessoa. “Os folders terão informações sobre o projeto e falaremos também um pouco da  importância da figura paterna”, explicou a secretária.

Além das 17 comarcas que já participavam do projeto, outras cinco foram incluídas: Itaporanga, Solânea, Remígio, Brejo do Cruz e Guarabira.

Projeto

Criado no ano de 2010, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas cujo o registro de nascimento não apresenta o nome do pai. Após a identificação da falta do nome paterno, a mãe é notificada e a partir da indicação do suposto pai, feita pela mãe ou filho maior de 18 anos, as informações.

 

Nº Total das 22  Comarcas

Mães Notificadas

13.283

Registros contendo o nome do pai

968

Audiências Realizadas

1083

Reconhecimento espontâneo

833

Mães que não informaram o nome do pai

884

Pais e familiares que solicitaram DNA

357

Processos Encaminhados ao MP/DP

409

Filhos maiores que não incluíram o nome do pai

138

Pessoas em que já existem processos tramitando

262

Genitor Falecido

127

Pessoas que não compareceram

4534

Audiências Negativas

87

Endereços não localizados

3.439

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.