Início Geral

Mais de 50 escolas p?blicas fazem visitas guiadas ? RoboCup em Jo?o Pessoa

Centenas de alunos de mais de 50 escolas públicas municipais, estaduais e federais de diferentes regiões da Paraíba estão tendo a oportunidade de conhecer a RoboCup 2014 por meio de visitas guiadas. A organização do evento disponibilizou monitores para explicar os detalhes da programação e de cada modelo de robô. Além de despertar o fascínio entre os estudantes, a oportunidade faz com que os visitantes tenham conhecimento mais específico da tecnologia empregada no mais importante campeonato de robótica do mundo.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A professora Maria Suely Maia, da Escola Estadual de Segundo Grau Professora Ursula Alianza, de João Pessoa, foi uma das docentes da rede pública que acompanhou seus alunos à RoboCup 2014, aproveitando a oportunidade da visitação guiada. A escola possui laboratório de robótica desde o ano passado e se prepara agora para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica. “Levamos 25 alunos no primeiro dia de evento. Foi uma oportunidade para que os estudantes tivessem um contato com outros modelos e novas tecnologias, além daquelas que trabalhamos em nossa escola. Também foi uma vivência que aumentou o conhecimento de nossos jovens”, garantiu.

Alisson Nascimento dos Santos, de 16 anos de idade, é aluno do 3º ano da Escola Ursula Alianza. Ele também faz parte da equipe que vai concorrer na Olimpíada Brasileira de Robótica em agosto. No momento, o estudante paraibano está empenhado com seu grupo na programação e ajuste dos sensores do robô paraibano. A visita à RoboCup 2014 foi para ele um estímulo. “O que mais me impressionou foi o tamanho do evento, a quantidade de pessoas de diferentes países e a qualidade da tecnologia utilizada por elas. O que eu levei para mim foi a conclusão de que a tecnologia é muito importante para um país. E o Brasil precisa investir cada vez mais nessa área para chegar perto da qualidade dos demais”, recomendou.

José Pedro dos Santos, conhecido como professor Júnior, possui uma agência de turismo pedagógico e está ajudando no transporte complementar para os alunos da rede pública. Apesar de não atuar mais como docente, ele também teve contato com a reação de jovens estudantes de várias escolas estaduais. “Os olhos desses adolescentes chegam a brilhar. A RoboCup despertou muito o interesse dos estudantes pela robótica. Então, acho que aquelas escolas que têm os equipamentos disponíveis mas ainda não montaram o laboratório de robótica deverão agora instalar essa salas. Até porque, certamente, os alunos vão exigir isso”, previu.

As visitações guiadas oferecidas pela organização da RoboCup e com inscrição prévia atraiu grupos de estudantes de todo o País e de diferentes regiões da Paraíba. No Estado, foram beneficiadas escolas e universidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Santa Luzia, Lucena, Itabaiana, Mogeiro, São João do Rio do Peixe, Itapororoca, São Francisco, São José dos Ramos, Mari, Soledade, Ingá, Sapé, Alhandra, Pedras de Fogo, Sumé, Gurinhém e São Miguel de Taipu.

Grupos de estudantes do ensino médio, fundamental e universitário de todo Brasil também participam das visitas guiadas. Além da Paraíba, se inscreveram jovens do Distrito Federal e de estados como São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí.

Campeonato internacional

O campeonato segue até 25 de julho e deve atrair um público de 60 mil visitantes de todo o mundo. Participam do torneio mundial cerca de 400 times, com 4 mil competidores de 45 países.

A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País. A organização no Brasil conta ainda com mais de 400 professores voluntários.

O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente a Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

O torneio inclui disputas em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão na programação da RoboCup 2014.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.