Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Mais de 54% dos adultos estão acima do peso em João Pessoa

Mais de 54% da população adulta de João Pessoa está acima do peso e, neste mesmo grupo, 20% das pessoas são consideradas obesas. Os números, apresentados em maio pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), voltaram a ser divulgados pela Prefeitura de João Pessoa neste domingo (11), Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Ainda conforme o estudo, Brasil tem um obeso a cada cinco adultos e mais da metade dos adultos das capitais brasileiras está com excesso de peso. O sobrepeso e obesidade ocorrem quando a ingestão de energia supera o gasto do organismo, o que torna um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, distúrbios do sistema locomotor e alguns tipos de câncer.

A rede de saúde pública municipal de João Pessoa oferece assistência integral e gratuita para combate e prevenção da obesidade. O atendimento acontece na Atenção Básica e Atenção Especializada, com a prática de atividades físicas, acompanhamento com nutricionista e exames laboratoriais necessários para saber como estão as taxas bioquímicas.

Os usuários podem se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, onde serão encaminhados pelo médico para o tratamento, ou podem ser atendidos diretamente em uma das cinco policlínicas municipais, que disponibilizam o atendimento com nutricionistas. As policlínicas estão localizadas nos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo Redentor e Mangabeira, além da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, em Tambiá, especificamente para este público.

Após as consultas especializadas e a dieta elaborada por um dos nutricionistas da rede, o usuário é encaminhado para a prática de atividades físicas, que são desenvolvidas pelos grupos de apoio das Unidades de Saúde, além das três Academias da Saúde e do Projeto João Pessoa Vida Saudável.

João Pessoa Vida Saudável

O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde. As atividades acontecem em praças e outros espaços públicos espalhados pela Capital. Podem participar pessoas de todas as faixas etárias e os interessados devem comparecer a um dos polos e procurar o profissional de educação física responsável.

As aulas acontecem das 5h30 às 7h30 pela manhã e às 16h30 às 19h à tarde, de segunda a quinta-feira. A população tem, também, a opção das aulas online, por conta da pandemia de coronavírus, já que há um número grande de alunos com mais de 60 anos ou que apresentam comorbidade. As aulas virtuais são transmitidas pelo perfil no Instagram @jpvs_jp, pela manhã às 8h e à noite às 19h30.

Academias da Saúde

Localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, as Academias da Saúde contam com uma equipe formada por profissionais de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

Durante a pandemia do coronavírus, as atividades estão acontecendo de forma reduzida, recebendo oito alunos por turma, com apenas uma turma pela manhã e outra no turno da tarde em cada uma das academias. Durante as atividades, estão sendo respeitados o distanciamento social e todos os protocolos sanitários.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.