Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Mais de 71 mil estudantes devem voltar ao Enem neste domingo na Paraíba

Portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Cerca de 71,6 mil estudantes devem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (28). O segundo dia de Enem terá questões objetivas de matemática e ciências da natureza. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30.

Além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso. No Enem digital, ela poderá ser usada para fazer anotações na folha de rascunho. Não é permitido o uso de lápis ou borracha.

É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa.

É recomendado também que se leve no dia do exame o cartão de confirmação da inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Abstenções no 1º dia de exame

Cerca de 93,4 mil estudantes se inscreveram no Enem 2021 na Paraíba, mas, de acordo com o Inep, aproximadamente 21,8 mil faltaram ao primeiro dia de provas. A versão impressa do Enem é aplicada em 55 municípios paraibanos. No total, são 350 locais e 4.468 salas de prova para a modalidade. Já a prova digital é aplicada em apenas dois municípios, que contam com 58 locais e 147 salas de provas.

Estudantes que não puderam comparecer por estarem acometidos por doenças infecciosas terão direito a reaplicação da prova, que será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O período para pedir a reaplicação é de 29 de novembro a 3 de dezembro. 

O participante que faltou ao primeiro dia de aplicação do Enem por motivos que não se enquadram nas condições de reaplicação listadas no edital do exame pode fazer as provas deste domingo (28), mas o exame servirá apenas como autoavaliação de conhecimento. Se o participante for isento do pagamento de taxa, o Inep orienta que ele participe do segundo dia de provas para que consiga isenção no Enem 2022.

Palavras Chave

Educação

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.