
Uma ação da empresa distribuidora de energia elétrica na Paraíba, a Energisa, já retirou mais de cinco toneladas de cabos em desuso ou de operadoras clandestinas de internet dos postes de ruas e avenidas de João Pessoa.
A iniciativa já contemplou as avenidas Rui Carneiro, Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra) e João Cirilo da Silva (na parte da subida para o bairro Altiplano), além de algumas ruas do Centro da capital.
O vereador Odon Bezerra (PSB), relator da “CPI da Banda Larga” na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), afirmou que os próximos bairros onde ocorrerá a ação serão definidos em uma reunião com o Procon-PB, na próxima semana.
A CPI da Banda Larga foi instalada pela CMJP no dia 13 de setembro de 2021 e contou com mais de dez reuniões. Foram ouvidos depoimentos de consumidores, representantes de operadoras de internet, de órgãos de telecomunicações, de defesa do consumidor e da Prefeitura da Capital.
O relatório foi aprovado em fevereiro de 2022, apontando problemas encontrados pelos consumidores, entre eles, a poluição visual e o risco de acidentes provocados por fios soltos e emaranhados nos postes de energia elétrica.
Dentre as sugestões propostas pelo relatório estava a elaboração de uma ação conjunta entre a Prefeitura de João Pessoa, a Energisa e as empresas de internet para organizar, programar e promover bairro a bairro a fiscalização e a limpeza dos postes e fiação.