A campanha ‘Outubro Rosa’ está se encerrando, mas a prevenção ao câncer de mama não. Por isso, as mulheres na faixa etária a partir dos 40 anos de idade poderão se dirigir, diretamente e de forma espontânea, a quatro serviços de saúde para fazer gratuitamente exames de mamografia de rastreamento, bastando apresentar nesses serviços a requisição médica que pode ser obtida nas unidades básicas de saúde. Além dos hospitais filantrópicos Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, as pacientes do SUS João Pessoa também poderão realizar o exame no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) e no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer do Estado da Paraíba (CEDC).
Leia também: ‘Qualquer mulher consegue ordem para mamografia’, diz secretário
O atendimento por demanda espontânea (sem a necessidade de regulação na Secretaria de Saúde) foi uma das medidas propostas pelos Ministérios Públicos Federal e do Estado da Paraíba (MPF e MPPB, respectivamente) para facilitar o acesso aos exames por parte das pacientes.
“A partir de agora, a paciente com requisição médica poderá ir a quaisquer desses lugares sem necessidade de etapa burocrática prévia perante o setor municipal de regulação. Tal sistemática já estava sendo implementada no Napoleão Laureano e no São Vicente, sendo que, a pedido do MPF e do MPPB, foi estendida ao CEDC e HU”, declarou o procurador da República do MPF, José Guilherme Ferraz da Costa.