O deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) enviou pedido de informação ao Ministério da Integração Nacional sobre as providências administrativas que estão sendo tomadas para reparar o trecho da obra da transposição do Rio São Francisco danificado no início deste mês. O parlamentar disse que o incidente levanta dúvidas sobre qualidade das obras e até mesmo se o novo prazo de entrega será cumprido.
Leia mais notícias de Política no Portal Correio
“O que causa preocupação é que se trata de uma etapa das obras que já estava, supostamente, conclusa. Este fato suscita dúvidas sobre a qualidade do que já foi feito e sobre a possibilidade de entrega do projeto e 2017”, disse, acrescentando a essa preocupação soma-se o fato das denúncias de desvio de recursos direcionadas ao projeto, como as apuradas na Operação Vidas Secas da Policia Federal.
O parlamentar também pediu esclarecimentos sobre as causas do rompimento do canal de adução do Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco, no trecho localizado entre as barragens de Tucutu e Terra Nova, no município de Cabrobó (Pernambuco). O fato ocorreu no início deste mês.
“Também solicitamos informações acerca do estado geral das obras e da possibilidade de novas intercorrências, além de um cronograma atualizado de entrega da ação à população do Nordeste Setentrional”, informou.
Transposição
A transposição é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco. A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água.