Início Tempo

Marinha emite aviso com previsão de ventos de até 60 km/h e ondas que podem chegar a 3 metros no Litoral da PB

Ventos intensos devem ocorrer entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte
Foto: Imagem ilustrativa/Portal Correio

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um comunicado à imprensa, na tarde desta quinta-feira (5), através do qual informa que a intensificação dos ventos alísios, que sopram próximo à região equatorial, poderá provocar ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Caravelas, e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal, entre a noite desta quinta e a manhã do próximo domingo (8). O Litoral da Paraíba está incluído no trecho citado.

O mesmo sistema poderá ocasionar ventos de direção Sudeste a Leste, também com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Norte, ao norte de Natal, e do Piauí, ao sul de Parnaíba, no mesmo período.

Além disso, segundo a Marinha, a intensificação dos ventos alísios poderá provocar agitação marítima, com ondas, em alto-mar, de direção Sudeste a Leste, com até 3,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal, entre a manhã do sábado (7) e a noite do domingo.

Há ainda condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste, com até três metros de altura, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal, entre as noites dos dias 6 e 8 de agosto.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo ‘Boletim ao Mar’, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.

“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, diz a nota da Marinha.

*Matéria atualizada às 18h17 para acréscimo de informações

Palavras Chave

Tempo

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.