O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, divulgou em suas redes sociais um vídeo esclarecendo problemas nas obras do trecho V do Canal do Sertão Alagoano. O governador do estado, Renan Filho, criticou o Governo Federal na última semana por não enviar mais recursos para a conclusão da obra.
Segundo Marinho, foram detectadas irregularidades na execução da obra, como licitações contestadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e falta de estudos técnicos de viabilidade que demonstrassem a funcionalidade da obra.
“Nós, ao longo desses dois anos e meio, fizemos diversas tratativas com o Governo do Estado, encaminhamos o resultado dos acórdãos para o Tribunal de Contas da União, encaminhamos documentos oriundos do nosso Ministério solicitando que o Governo respondesse às diligências que foram feitas, no sentido de adequar o projeto, de demonstrar a integridade e a higidez do processo para que os recursos públicos investidos tivessem retorno”, disse o ministro, destacando que o Governo Federal já investiu pelo menos R$ 100 milhões em canais acessórios, para levar água às cidades e pequenas comunidades rurais localizadas no entorno dos canais que estão sendo edificados.
Confira a íntegra da declaração do ministro no vídeo abaixo: