Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Máscaras produzidas pela UFCG chegam a profissionais de saúde

Cerca de 300 máscaras do tipo ‘Face Shields’ foram produzidas por professores e alunos, de forma voluntária, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Campus de Sumé, e essas máscaras foram distribuídas para profissionais de saúde de oito municípios paraibanos para ajudar na prevenção ao novo coronavírus.

Leia também:

Recentemente, uma ação trouxe incentivo para o projeto, coordenado pelos professores doutores da UFCG, Daniel Moura e Rômulo Augusto. Duas impressoras 3D foram doadas pela Prefeitura Municipal de Sumé (PMS). As máscaras já começaram a ser entregues a profissionais que atuam no hospital da cidade e em unidades de saúde do município. O projeto é apoiado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e ainda precisa de doação de matéria-prima (poliácido lático, acetato, polietileno) para continuar ajudando outros profissionais.

Os professores também já entregaram máscaras para o Hospital Dom Pedro I, em Campina Grande, referência para o tratamento da Covid-19 na região. Além de Sumé e Campina Grande, as máscaras já chegaram aos municípios de Serra Branca, Amparo, Monteiro, Areia, Mogeiro e João Pessoa. A equipe conta com os dois professores e mais três alunos que trabalham no projeto. 

O professor Daniel Moura disse que a iniciativa ‘é um dever para com a sociedade’. “A gente usa o conhecimento técnico-científico para distribuir com a sociedade o que a gente pode entregar pra ela”, ressaltou Daniel, acrescentando que a equipe aguarda a chegada de material para seguir produzindo as máscaras e a meta é chegar a 500 unidades.

Proteção ampliada

Além de oferecer maior proteção pois cobre todo o rosto, a máscara ‘Face Shield’ também chamada de “escudo de face” é ecologicamente correta, desenvolvida com material biodegradável. Pode ser lavada e reutilizada diversas vezes. As máscaras têm chegado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, entre outros profissionais. As máscaras são feitas em impressoras 3D. 

Doações

Quem quiser ajudar o projeto pode entrar em contato com o professor Daniel Moura, da UFCG em Sumé (email: [email protected]| Instagram: @danielmouura) ou com o MPT-PB (Telefone: (83) 3612-3100 | Instagram: @mptparaiba | Facebook: @mptpb).

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.