Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Material com aparência de esgoto é achado em praia

Manaíra, em João Pessoa, tem 23 pontos de despejo de material com aparência de esgoto lançado diretamente na praia. A constatação foi divulgada nesta sexta-feira (16), pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), que fará uma ação nesta segunda-feira (19) para identificar responsáveis.

Manaíra está constantemente imprópria para banho, conforme relatórios semanais de balneabilidade divulgados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente na Paraíba (Sudema).

Segundo o MPF, foram identificados pontos de despejo de material com aparência de esgoto na praia de Manaíra e coletadas amostras de 46 pontos. Análises bacteriológicas no material confirmaram 23 casos. Outros 19 estão com forte suspeita.

Nesta segunda (19), MPF, Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Sudema e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) farão identificação das origens de vários pontos de despejo de material com aparência de esgoto. Para isso, será utilizado um equipamento insuflador de fumaça.

Na ocasião, haverá fechamento provisório do ponto de despejo, notificação para o responsável providenciar o fechamento definitivo e aplicação de multa.

Poluição nas praias é caso antigo

Em outubro de 2018, o Ministério Público Federal (MPF) e a Prefeitura de João Pessoa firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para tentar melhorar as condições de poluição nas praias de João Pessoa. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) também assinou o documento.

Antes disso, em julho do mesmo ano, um robô de monitoramento chegou a ser anunciado como equipamento que seria utilizado para combater ligações clandestinas e vazamento de esgoto que acabam nas praias de João Pessoa.

A ideia foi apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) pela Prefeitura João Pessoa, por meio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam), e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Comentários

Marcio ramos disse:

desde o antigo hotel Manaíra não estou dizendo que o esgoto e do MAG shopping só usei como referência. com a palavra a sudema IBAMA PCC PSB dem , o fato e que a população desavisada toma banho ou se expõe ao cocô ou não de repente não e dia de faze- lo

Marcio ramos disse:

tenho 43 anos de Manaíra na altura do shopping dos Gaudêncio bem como próximo a gameleira desce esgoto desde sempre taok

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.