Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Médico sanitarista defende uso de máscaras fora de casa: ‘É fundamental’

Pronunciamento ocorre em resposta a decisões de Estados e Municípios em desobrigar a utilização do item de proteção em ambientes abertos
Máscaras
Daniel Beltrammi defende vacinas e uso de máscaras (Foto: Divulgação)

O médico sanitarista e diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi, defendeu, em vídeo postado nas redes sociais nessa quarta-feira (9), que a população do estado continue a usar máscaras quando estiver fora de casa. O pronunciamento ocorre em resposta a decisões de Estados e Municípios em desobrigar a utilização do item de proteção em ambientes abertos. Na Paraíba, as prefeituras de Princesa Isabel, Campina Grande e Bayeux anunciaram que tornariam o uso de máscaras facultativo em alguns locais.

“As máscaras fazem um papel muito importante junto das vacinas. As vacinas sozinhas não conseguem impedir que o vírus chegue até as pessoas. As vacinas fazem com que as pessoas não desenvolvam quadros moderados ou graves da doença. São as máscaras, e apenas as máscaras, que impedem que o vírus chegue ao seu nariz e à sua boca. Por isso, fora de casa, estar protegido com as máscaras é fundamental”, argumentou.

Beltrammi destacou que a Paraíba — assim como o restante do país — ainda se recupera dos altos índices de contágio provocados pela variante Ômicron. Ele lembrou que no período de pico da variante houve expressivo crescimento não só no número de diagnósticos positivos para Covid, mas também de internações e óbitos.

“Para que a gente garanta um futuro breve de estabilidade e para que a gente possa sair de uma condição de emergência sanitária nacional e global é fundamental que a gente possa cumprir nossa parte. E por, enquanto, o uso de máscaras é fundamental”, sustentou o especialista, dando como exemplo o fracasso da flexibilização do uso de proteção individual em outros países.

“Basta que observemos o que os Estados Unidos e a Europa tiveram que enfrentar quando foram alcançados pela variante Delta. Até aquele momento, eles haviam feito uma recomendação de suspensão de uso de máscaras em alguns ambientes e precisaram voltar atrás. Mais do que nunca, é tempo de proteção e de compromisso com os novos dias que virão. E, para isso, máscara no rosto e vacina no braço são fundamentais. Nós contamos com todos vocês”, finalizou Daniel Beltrammi.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.