Moeda: Clima: Marés:

Meias coloridas: de onde surgiram e por que inspiram tanto?

Especialista do Unipê dá dicas de como adotar as peças no dia a dia

Num mundo repleto de informações e sobrecargas, as pessoas têm buscado formas de trazer leveza aos dias. Para dar um pouco de personalidade e felicidade nesse cotidiano agitado, as meias coloridas são uma aposta de muita gente que gosta e quer se expressar pela moda. E você já percebeu isso ao seu redor?

Não é à toa que lojas de departamento hoje e, inclusive, em comércios populares investem em variedade de oferta: além das coloridas, há aquelas com grafismos diversos, desde listras até reproduções de ícones da cultura (pop e clássica!). Mas de onde surgiu esse movimento que matizou e trouxe mais vida às meias?

As propostas de looks com meias coloridas surgiram ao longo dos anos 1960 e posteriormente começaram a ser incorporadas no dia a dia, segundo Mirella Braga, professora de sociologia da moda. Era a época em que movimentos culturais implementavam a identidade livre dos sujeitos.

“De lá para cá, as meias coloridas são partes integrantes das vitrines das lojas, usadas com saia, shorts, vestidos, os mais variados looks, chamando atenção com tons fortes e contrastantes e referenciando muitas vezes desenhos famosos da década de 1990 (Os Simpsons são um exemplo), dentre outras marcações de personagens que são amados pelos cinéfilos, pela criançada e pela juventude”, conta Mirella.

Inicialmente era mais o público feminino, principalmente nos anos 1960 e 1970, que vestiam as peças. Hoje, o uso por homens é bem comum, diz Mirella, que é professora doutora dos cursos de Serviço Social e de Direito do Unipê. E, ao longo dos anos, destacaram-se os novos materiais, as cores, a textura e o uso de bordados e pedras.

“O fator que serve as combinações femininas e masculinas é a intenção de conscientizar as pessoas do fato de que o diferente é ser criativo. As meias são peças fundamentais para a criação de um look criativo”, considera. “É de fato parte integrante da personalidade de quem adota o visual com meias coloridas, descolado, inovador, despojado”, acrescenta.

Como usar?

A ideia é ser livre! E embora seja mais comum vermos seu uso com tênis, não existem roupas ou calçados específicos que limitem a adoção de meias coloridas ao look. A necessidade de um padrão é inexistente, defende Mirella, que diz que os acessórios são perfeitos para quem quer expressar criatividade através da moda.

“Desde o traço com estampas de personagens de desenhos animados, da Marvel, ou até mesmo frases inspiradoras. Lembro que as meias começaram a ser usadas como acessórios de moda na década de 1960, durante o movimento hippie. Então, o colorido delas já implementa a ideia de liberdade, inspiração a muitos”, frisa.

Com isso, Mirella lista algumas formas de usar as meias coloridas. Confira!

Época do ano

Não se preocupe, pois elas podem ser vestidas independentemente da estação do ano. A dica é pensar em que toque de estilo e personalidade você quer dar ao look.

Combinações

Calças, shorts, saias, vestidos, camisetas, camisas, blusas e até ternos, não importando o tipo de tecido, podem e devem ser fontes de inspiração para fechar um look com meias coloridas.

Limitação de idade? Nenhuma!

Apesar de vermos mais crianças, adolescentes e jovens usando vestindo as peças, vale lembrar que elas são feitas para todas as idades.

“Adultos cinéfilos também usam as meias com estampas de personagens, por exemplo, quebrando um pouco o estereótipo de ser infantil vestir essas peças. Mas, é sempre bom reforçar que há uma identidade visual muito livre no uso de meias coloridas no Brasil”, pontua Mirella.

Quer ser um (a) designer de moda?

A graduação tecnológica em Design de Moda do Unipê é o primeiro do estado da Paraíba e avaliado com conceito 5 pelo MEC. Pela metodologia inovadora e interdisciplinar, em que prática e teoria se fundem, os profissionais de moda formados na instituição têm uma rápida inserção no mercado. Saiba mais sobre o curso!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.