Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Ministério da Agricultura divulga lista de cafés impróprios para o consumo; veja

Medida foi tomada após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos nos produtos
Xícara de café: produto pode ser devolvido (Foto: Reprodução)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com 14 marcas de café torrado considerados impróprios para o consumo, após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente.

Os produtos deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Caso sejam encontradas algumas dessas marcas no comércio, o ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.

O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país, entre os dias 18 e 28 de março de 2024. Foram coletadas 168 amostras de café no período.

As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

“O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, e continuará atuando de forma vigilante em todo o Brasil para coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, para garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café”, afirma a pasta.

Veja quais marcas e lotes não devem ser consumidos:

Tabela dos cafés impróprios para consumo (Reprodução/Ministério da Agricultura)

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.