A Força Aérea Brasileira enviou um ofício ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmando que tem condições de fazer uma missão para repatriar brasileiros que estejam em zonas de conflito, a exemplo de Irã e Israel, mas que eventual medida depende de solicitação do Ministério das Relações Exteriores. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
Trad acionou a Força Aérea Brasileira solicitando apoio para o retorno de todos os brasileiros retidos em Israel após a escalada do conflito no Oriente Médio. Em resposta, o gabinete do comandante da Aeronáutica disse que “a Força Aérea Brasileira encontra-se em condições de realizar a respectiva missão”.
De todo modo, a FAB ressaltou que “cabe ao Ministério das Relações Exteriores, sob a orientação da Presidência da República, acionar o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira para a realização de repatriação de brasileiros em zonas de conflito”.A comunidade de brasileiros no Irã e em Israel chega a cerca de 12 mil pessoas, segundo estimativa do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, no Irã há cerca de 180 brasileiros, enquanto em Israel o número ultrapassa os 12 mil.
A maioria, contudo, é formada por cidadãos com dupla cidadania que já possuem uma vida consolidada nos países do Oriente Médio. Ou seja, são brasileiros já inseridos na sociedade local.
Diante da escalada das tensões, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros não viajem para Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.
Aos que já se encontram nesses países, a pasta emitiu um alerta com as seguintes recomendações de segurança: