Moeda: Clima: Marés:
Início Astronomia

Moradores de cidades do Nordeste registram em vídeos bola de fogo no céu

Uma grande bola de fogo cruzou o céu em ritmo acelerado, deixando rastros luminosos que foram registrados em vídeos e compartilhados nas redes sociais
Moradores de cidades do Nordeste registram em vídeos bola de fogo no céu (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Moradores de diversas cidades do Nordeste do Brasil foram surpreendidos na noite dessa sexta-feira (22) por um fenômeno celestial que despertou susto e curiosidade. Uma grande bola de fogo cruzou o céu em ritmo acelerado, deixando rastros luminosos que foram registrados em vídeos e amplamente compartilhados nas redes sociais.

A bola de fogo não se limitou a uma única localidade e foi avistada em diversas cidades, incluindo Jati (CE), Guanambi (BA), Floresta (PE), Vitória da Conquista (BA), Angicos (RN), Senador Rui Palmeira (AL), Barra de Santa Rosa (PB), Curimataú (PB), Juazeiro (BA), Petrolina (PE), São Bento (PB), Cícero Dantas (BA) e Taperoá (BA).

A análise preliminar da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) indica que a misteriosa bola de fogo seria resultado da reentrada na atmosfera de resíduos espaciais de um foguete chinês lançado em 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan.

No entanto, a página de Astronomiaum, especializada em astronomia no ex-Twitter, sugere outra possibilidade: a bola de fogo poderia ser lixo espacial dos satélites Starlink, pertencentes à SpaceX, que teriam falhado antes de atingir a órbita terrestre.

Enquanto os cientistas continuam suas análises para identificar a origem exata da bola de fogo, o evento celeste de sexta-feira permanece como um mistério fascinante, que despertou a imaginação e a curiosidade dos moradores do Nordeste brasileiro.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.