Início Geral

Morre aos 80 anos o escritor e educador Rubem Alves

A literatura segue de luto. Um dia após noticiarmos o falecimento do escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, morreu no fim da manhã deste sábado (19), o escritor Rubem Alves, de 80 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, segundo o Centro Médico de Campinas, no estado de São Paulo. O educador estava internado desde o dia 10 de julho na Unidade de Terapia Intensiva do hospital por apresentar insuficiência respiratória devido a uma pneumonia.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Esta semana, na quinta-feira, a filha do escritor, Raquel, compartilhou uma mensagem na página oficial dele no Facebook. Raquel já alertava sobre a situação que estavam passando.

“Não vou comentar sobre a minha dor e nem da minha família. Isso seria chover no molhado… Mas posso afirmar que prefiro converter a dor, de ver meu pai tão mal, em amor e gratidão por esse homem e esse pai maravilhoso. Seria injusto pensar nele com dor. Uma pessoa que só tem beleza nos olhos e amor no coração – o tempo todo – alma, pura alma… Quero sinceramente que acima de tudo as pessoas que o amam desejem o melhor para ele, independente do que isso represente. Acima de tudo o AMOR, a gratidão pelas palavras dele que serão eternas. Não há nada mais positivo e mais bonito que isso! E vamos com fé… Agradecemos muito o carinho e boas energias de todos vocês! Que as cores do crepúsculo mais belo preencham o coração de todos”, disse Raquel, comovida.

Rubem era casado com Lidia Nopper Alves e deixa três filhos.

Nascido em 15 de setembro de 1933, na cidade mineira de Boa Esperança, e autor de uma bibliografia de mais de 120 títulos, Rubem Alves é conhecido por sua grande contribuição à educação e por seus livros infantis. Educado em família protestante, estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas. Exerceu a atividade de pastor em Lavras, Minas Gerais. Em 1963 foi para Nova York estudar Mestrado em Teologia. Em 1968, já no Brasil, foi perseguido pelo regime militar. Nesse mesmo ano voltou para os EUA, onde cursou doutorado em Filosofia na Princeton Teological Seminary. De volta ao Brasil, ensinou filosofia na Universidade de Campinas.

Nos anos 80, tornou-se psicanalista através da Sociedade Paulista de Psicanálise. Passou a escrever para os grandes jornais, sobre comportamento e Psicologia. Entre seus livros estão: ‘O Que é Religião’, ‘A Volta do Pássaro Encantado’, ‘Variações Sobre a Vida e a Morte’ e ‘Filosofia da Ciência’.

Rubem Alves também mantinha o Instituto Rubem Alves, uma associação aberta, sem fins econômicos e de interesse publico, fundada pelo escritor e educador e sua família. O objetivo era ser um marco na educação, através do desenvolvimento de programas inovadores e alternativos.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.