Moeda: Clima: Marés:
Início Gente

Morre, aos 93 anos, o padre Marcos Augusto Trindade, um dos fundadores do Unipê

Sacerdote iniciou os estudos eclesiásticos na Década de 40 e cursou Teologia em Roma
Padre Marcos Augusto Trindade (Foto: Reprodução)

Morreu, na noite desse domingo (12), aos 93 anos, o padre Marcos Augusto Trindade, ex-reitor e um dos fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Ele morava em Cabedelo, na Grande João Pessoa, e há alguns anos sofria de problemas respiratórios e depressão.

Padre Marcos foi velado e sepultado na manhã desta segunda (13), quando também ocorreu uma missa de corpo presente. Os ritos foram restritos a familiares e amigos próximos, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Marcos Augusto Trindade decidiu ser padre aos 11 anos. Iniciou os estudos eclesiásticos na Década de 40, no complexo barroco colonial, atualmente chamado de Igreja de São Francisco. Cursou Teologia em Roma e ordenou-se padre na Igreja de São João Latrão.

O sacerdote retornou ao Brasil em 1952 e passou a ser educador no seminário. Foi o início de uma história dedicada ao magistério. Marcos Augusto Trindade evoluiu aos cargos de diretor espiritual, vice-reitor e reitor. Depois, assumiu a direção arquidiocesana da Juventude Estudantil Católica.

Marcos Augusto Trindade tinha a intenção de fundar uma Universidade Católica na Paraíba, mas do sonho acabou surgindo o Instituto Paraibano de Educação (Ipê), em 1971, que passaria a se chamar Unipê em 1997.

O padre também foi diretor do Colégio Pio XII por 24 anos, membro do Conselho Estadual de Educação e presidente da Associação de Educadores Católica.

O Unipê divulgou nota lamentando a morte do fundador. O texto destaca a trajetória do padre à frente da instituição e o legado que ele deixa no Ensino Superior do país. Leia na íntegra:

“É com tristeza que o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê externa o seu profundo pesar pelo falecimento do Monsenhor Marcos Trindade, que deixou um forte legado na Educação da Paraíba e também em nossa Instituição, como um dos idealizadores do Instituto Paraibano de Educação – Ipê.

No dia 21 de junho de 1971, juntamente de outros cinco entusiastas da educação, Trindade se tornou um dos fundadores daquela que viria a se consolidar como a Instituição referência em ensino superior privado na Paraíba e no Brasil, onde foi Reitor por 15 anos. Foi em sua gestão que o IPÊ transformou-se Centro Universitário.

Em vida, Monsenhor Marcos sempre se destacou pela sua preocupação com a educação, meio que acreditava ser o único possível para transformar e desenvolver um país, assim como pela gestão próxima e humanística, o qual fazia questão de conhecer a todos pelo nome e função.

Infelizmente, nos despedimos desse visionário da Educação que nos deixou um grande e importante legado no ensino superior em nosso país.

Nós, da Cruzeiro do Sul Educacional e do UNIPÊ, somos parte desse legado e prova de que o Monsenhor Marcos conquistou o que tanto almejou com seus anos de dedicação à Educação. Nossa homenagem é um agradecimento por seu empenho e compromisso com aqueles que acreditaram no sonho de uma formação de excelência na Paraíba. Muito obrigado!”

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.