Morreu, em João Pessoa, neste domingo (2), aos 57 anos, a ativista de direitos LGBT+ Fernanda Benvenutty, vítima de câncer. A informação foi confirmada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
“Nós estamos dilaceradas por perder tão importante personalidade, mas temos certeza que ela cumpriu o seu papel. E nos deixou um belo legado de luta e resistência. Guardem as lembranças felizes que estiveram presentes onde Fernanda passou, e que ela siga em paz. Nós continuamos aqui na luta que ela tanto ajudou”, diz um trecho do comunicado à imprensa.
Fernanda Benvenutty foi uma das fundadoras da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) e uma das primeiras pessoas LGBT a ingressarem na política no estado. Ela disputou eleições para vereadora e deputada estadual quatro vezes, mas nunca se elegeu.
Além de atuar na causa política, Fernanda Benvenutty também era ativista cultural e há anos se dedicava à escola de samba Unidos do Roger, da Capital.
Em nota, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lamentou a morte de Fernanda Benvenutty. Ele disse que o momento é de tristeza para o movimento cultural e social e externou reconhecimento ao trabalho e luta da ativista, a quem definiu como “uma das mais dedicadas defensoras do Carnaval Tradição”.
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e enterro de Fernanda Benvenutty.