Início Saúde

Movimento ‘Body Positive’ ou ‘Corpo Livre’ ajuda mulheres a se libertarem de pressões estéticas

Ideais de beleza são impostos pela sociedade e quem não se aproxima deles acaba ficando vulnerável a violências psicológicas
Foto: Reprodução/Instagram/Body Positive BR

Ser mulher não é nada fácil. Elas vivem sob julgamentos, sofrem preconceitos diários e ainda lutam por igualdade de gênero. Mesmo com importantes direitos conquistados ao longo das décadas, a mulher ainda sofre uma série de pressões por parte da sociedade, inclusive no que diz respeito aos seus corpos.

Ideais de beleza – muitas vezes inalcançáveis – são impostos pela indústria da moda e pela mídia e quem não se aproxima deles acaba ficando vulnerável a vários tipos de violência psicológica. Apelidos na escola, olhares preconceituosos nas ruas são algumas das situações que pessoas cujos corpos são considerados “imperfeitos” pela sociedade conhecem bem. Essa sequência de agressões pode causar sérios problemas de autoestima nas mulheres.

Foi para libertá-las dessa pressão social que surgiu o movimento Body Positive, trazido para o Brasil com o termo ‘Corpo Livre’. A jornalista e criadora de conteúdo Jayane Souza falou sobre o movimento ao programa Mulher Demais, da TV Correio. Ela explica que a iniciativa não inclui apenas mulheres gordas, mas sim todas as mulheres. O objetivo é fazer que todas as mulheres se amem e se aceitem do jeito que são.

Assista ao vídeo abaixo e conheça o movimento Corpo Livre

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.