Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Movimento liderado pela TIM estimula empregabilidade de mulheres em áreas tecnológicas

O movimento liderado pela TIM para estimular o desenvolvimento de carreira e a empregabilidade feminina oferece cursos e mais de 50 vagas em áreas de tecnologia. O objetivo é fomentar a presença de mais mulheres em áreas de tecnologia: no Brasil, elas representam apenas 20% da força de trabalho em TIC – são 25% no mundo.

Atualmente, 60 empresas participam do projeto, que tem o aplicativo Mulheres Positivas como principal plataforma digital. A Google Cloud é uma das companhias que aderiu recentemente ao movimento e acaba de disponibilizar no app uma série de workshops chamada “Conceitos básicos de computação em nuvem”, comconteúdos produzidos inteiramente por mulheres. Criado pela empresária Fabi Saad, o app Mulheres Positivas oferece – além das vagas – cursos de capacitação desenvolvidos pelas empresas parceiras. O download e o acesso a esses conteúdos são gratuitos e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir pacote de dados.

Pesquisa confirma desigualdade no mercado de TI

Pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads com a participação de mais de 80 mil clientes da operadora mostra que 45% das entrevistadas acreditam que a predominância de homens desencoraja a entrada de mulheres na área. O machismo foi apontado como principal barreira, mencionado por 19%. Também foram citados preferência das empresas por homens (17%), falta de estímulo (14%) e remuneração menor do que os homens (11%), dentre outros. De toda forma, 48% das participantes acham que a entrada de mulheres no mercado de TI está aumentando. Quando questionadas sobre ações para ampliar essa representatividade, 21% afirmam que as empresas devem priorizar a contratação de mulheres.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.