Início Geral

MP concedeu 14.806 aux?lios-doen?a por acidentes de trabalho na Para?ba

Nos últimos cinco anos, o Ministério da Previdência concedeu 14.806 auxílios-doença por acidentes de trabalho na Paraíba. Desses, mais de 86% são comerciários. São funcionários que vivem em risco constante não apenas por causa da insalubridade do cargo, mas principalmente por esforço repetitivo, muitas horas na mesma posição, estresse e pressão para atingir metas. Hoje, no Dia Nacional da Prevenção de Acidente de Trabalho, os trabalhadores têm pouco a comemorar, com empregadores desinteressados e raros exemplos de ações de segurança.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Somente no ano passado, foram 2.982 auxílios-doença concedidos a paraibanos. O número oscilou nessa mesma média nos últimos cinco anos (em 2005, foram 2.597). Já os números de aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho cresceu 94% nesse período, indo de 72 ocorrências em 2009 para 140 no ano passado. Ao total, nesses cinco anos, 547 paraibanos se aposentaram por invalidez.

Mesmo já aparentando serem alarmantes, os números são subnotificados e, portanto, devem ser maiores. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência Social, a contabilização dos dados é incipiente e o banco de dados da Previdência não permite mapear as profissões detalhadamente, apenas por ramo de atividade.

Leia a matéria completa na edição deste domingo (27) do jornal Correio da Paraíba.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.