Início Geral

MPE pode ajuizar 2,2 mil denúncias registradas no aplicativo Pardal

O Ministério Público Eleitoral da Paraíba está analisando as denúncias que chegaram ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), contra candidatos e representantes de partidos políticos que disputaram as eleições deste ano nos 223 municípios paraibanos. Até agora já foram ajuizadas mais de 200 representações eleitorais por propaganda irregular e algumas ações de investigações eleitorais (Aije) para apurar a prática de condutas vedas aos agentes públicos e de crimes eleitorais.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

De acordo com o procurador regional eleitoral da Paraíba, João Bernardo da Silva, das 5.677 denúncias registradas durante a campanha eleitoral, mais de 4 mil, o equivalente a 60%, foram descartadas na triagem inicial feita pelos promotores das 77 zonas eleitorais por uma série de inconsistências, tais como o anonimato, a falta de indícios para devida apuração, informações desencontradas, fotos se nitidez, vídeo sem conteúdo, entre outras.

Segundo o procurador eleitoral, houve ocorrências em quase todos os municípios paraibanos e a distribuição foi feita para cada promotor eleitoral responsável pelo município onde houve o registro da ocorrência, com a análise preliminar e as providenciais cabíveis para cada caso. “O número de denúncias foi bastante elevado. É tanto, que o TRE da Paraíba ficou em sétimo lugar em registros de denúncias. Mas isso, não significa dizer que todas elas vão gerar um procedimento, ou uma ação para apurar prática de ilícito eleitoral”, comentou.

João Bernardo disse ainda, que os promotores eleitorais foram orientados para, além da análise minuciosa das denúncias, tomarem as providenciais cabíveis quando for o caso, para o ajuizamento das ações eleitorais.

Ranking Pardal

Denúncias:

Município Registro

João Pessoa 495

Campina Grande 452

Esperança 306

Guarabira 172

Pocinhos 156

Queimadas 151

Sousa 126

Bayeux 124

Piancó 121

Cabedelo 96

Leia
mais notícias em portalcorreio.com.br,
siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.