Início Geral

MPF em João Pessoa sediará evento sobre genocídio da população negra

Durante os dias 30 e 31 de agosto será realizado, no auditório do Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa (PB), o “I Seminário Paraibano Sobre o Genocídio da População Negra e Políticas Educacionais”. Confira a programação

Leia mais Notícias no Portal Correio

O evento contará com a presença do atual subprocurador-geral da República e futuro vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, que toma posse em setembro; além do procurador regional da República da 3ª região e procurador federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) adjunto, Marlon Weichert.

O seminário, realizado pelo Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas & ao Enfrentamento do Genocídio da População Negra, com apoio do MPF/PB, reunirá diversos representantes do poder público e de entidades ligadas às lutas contra a discriminação racial, e tem como objetivo central promover debates a fim de definir propostas para o enfrentamento do racismo e das desigualdades sociais.

A programação do evento contará com discussões, além de apresentações artísticas e mostras afro-pedagógicas, por meio de livros, banners, campanhas e vídeos.

A abertura do seminário será às 18 horas da quarta-feira (30) e contará com a presença do procurador da República José Godoy Bezerra de Souza (MPF/PB) e representantes da ONG Organização de Mulheres Negras na Paraíba (BAMIDELÊ-OMN/PB). Às 19 horas, será proferida a primeira palestra sobre genocídio da população negra brasileira, com Antonio Novaes, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba (NEABI – UFPB).

Em seguida, terá início a mesa “Genocídio da População Negra: da força da expressão à expressão da força”, com a participação do deputado estadual cearense Renato Roseno, de Suzany Silva (consulta popular) e de Danilo Santos (NEABI-UFPB). Após explanação de cada integrante da mesa terá início o debate, com previsão de encerramento às 21h30.

Na quinta (31) a programação terá início às 8h30, com a mesa de debate “Caminhos para Prevenção e Enfrentamento ao Genocídio da População Negra”, que contará com a participação do procurador federal dos Direitos do Cidadão adjunto, Marlon Weichert; da vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos; da deputada estadual, Estela Bezerra; de Luciana de Sousa (Fórum de Juventude Negra da PB) e do vereador de Salvador (BA), Silvio Humberto Cunha.

A mesa “Fortalecimento das Políticas Públicas Contra o Genocídio da População Negra” terá início às 14h, com a participação de Paulo Kulmann (UEPB), Fabiano Melo (Instituto dos Arquitetos do Brasil/PB), Terlúcia Silva (BAMIDELÊ-OMN/PB) e Fernanda Ferreira (NEABI/UFPB).

Ainda na quinta-feira, às 16h30, dando continuidade à programação, ocorrerá a mesa “Diálogos com o Poder Público sobre o Enfrentamento do Genocídio da População Negra e a Plena Efetivação de Políticas Públicas Nacionais”, com a presença do futuro vice-PGR Luciano Mariz Maia, além de Gilberta Soares (secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana/PB), Cláudio Lima (secretário de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social/PB), Aléssio Trindade (secretário de Estado da Educação/PB), Roberto Maia (coordenador de Cidadania LGBT & Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa) e Vânia Fonseca (BAMIDELÊ-OMN/PB). Após o debate, a programação será encerrada às 19 horas.

O comitê – O Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas & ao Enfrentamento do Genocídio da População Negra está em formação na Paraíba desde o final de 2016 e faz parte de uma campanha nacional promovida pelo Movimento Negro Brasileiro, especialmente o Centro de Estudos da Cultura Negra (CECUN-ES), tendo como principal objetivo a efetivação plena de políticas públicas específicas para a população negra e a promoção de ações de enfrentamento ao genocídio dos negros.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.