Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

MPF no Ceará denuncia cursinho da Paraíba por fraude no Enem e em vestibulares

Um cursinho pré-vestibular com sede em Campina Grande é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) no Ceará como atuante em esquema de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a denúncia, professores da instituição respondiam as provas e passavam os gabaritos para estudantes por mensagens de celular.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo as investigações, os beneficiados com o esquema eram alunos do cursinho. Sete pessoas foram denunciadas pelo MPF, incluindo os dois proprietários da instituição de ensino. Ainda conforme o órgão, o grupo agiu em quatro municípios do Ceará – Juazeiro do Norte, Barbalha, Porteiras e Brejo Santo – facilitando a aprovação indevida de vários estudantes, principalmente em cursos de Medicina nos anos de 2013 e 2014.

Para possibilitar a fraude, alguns candidatos eram indevidamente inscritos como sabatistas – indivíduos que, por questões religiosas, guardam o sábado, suspendendo atividades laborais até o pôr do sol. Esses candidatos, como todos os sabatistas, entravam nos locais de prova no mesmo horário dos demais candidatos, porém, apenas iniciavam o exame no horário noturno. No momento em que as provas já haviam sido resolvidas por professores membros da associação criminosa, o gabarito era enviado para os que fariam a prova à noite.

Outras estratégias também foram utilizadas pela organização como: inscrições indevidas de estudantes como deficientes visuais, os quais recebiam uma prova ampliada e possuíam uma hora adicional para a resolução; e inscrições indevidas de candidatos como estudantes de escola pública, mesmo que não o fossem, a fim de possibilitar o ingresso pelas vagas reservadas para o sistema de cotas.

O MPF requer à Justiça Federal a condenação dos réus por associação criminosa e a adoção das medidas cabíveis para que as aprovações dos denunciados sejam devidamente anuladas, com os consequentes desligamentos dos cursos ingressados. 

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.