Início Pandemia

MPPB e MPF pedem explicações sobre suspensão da vacinação contra Covid-19 em João Pessoa

Conforme determina ofício, o secretário de Saúde, Fábio Rocha, deve se manifestar sobre o assunto em até 24 horas
Foto: Divulgação/Secom-JP

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) enviaram ofício ao secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, pedindo que ele explique por que a vacinação contra Covid-19 foi suspensa neste domingo (11). Conforme o documento, o gestor tem 24 horas para se manifestar formalmente sobre o assunto.

Em nota à imprensa, MPPB e MPF argumentam que receberam denúncias sobre dificuldade de agendamento para imunização e falta de vacinas. Ainda conforme o Ministério Público, a aplicação da 2ª dose teria sido suspensa na Capital.

O ofício foi assinado pela 49ª promotora de Justiça de João Pessoa, Jovana Tabosa, que atua na defesa da saúde, e pelos procuradores da República José Guilherme Ferraz, Janaína Andrade de Sousa e Sérgio Rodrigo de Castro Pinto.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa ainda não fez comentários oficiais sobre o documento enviado pelo Ministério Público. No entanto, nesse sábado (10), após a repercussão de problemas logísticos na campanha de vacinação, a gestão municipal alegou que a imunização contra Covid-19 seria retomada na terça-feira (13) “em virtude da necessidade de imunização dos profissionais de Saúde com a contra a Influenza”.

A PMJP também justificou que problemas como filas – ou ausência de vacinas – foram motivados pela alta demanda fora do prazo indicado para aplicação da 2ª dose.

Leia o comunicado na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) vem a público reiterar que o agendamento online é o melhor mecanismo para assegurar a vacinação de maneira organizada e eficiente. Outrossim, destacamos que mais de 20 mil pessoas com cartão SUS de outros municípios foram vacinadas na capital paraibana.

Esclarecemos que a procura registrada nos últimos dois dias esteve acima do esperado para a segunda dose, muitos desses antes do prazo estipulado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Asseguramos nosso compromisso com os avanços conquistados desde o início da campanha de vacinação da Covid-19, que garantiu mais de 170 mil imunizações.

Estaremos retomando a vacinação na próxima terça-feira (13), em virtude da necessidade de imunização dos profissionais de Saúde com a contra a Influenza, renovando o compromisso da Prefeitura Municipal de João Pessoa com uma vacinação segura, tranquila e rápida para todos.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.