A Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil, do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) foi apresentada nessa quinta-feira (7), na sede do Sistema Correio de Comunicação, pelo procurador-chefe, Carlos Eduardo de Azevedo Lima. Na ocasião, foi mostrado o slogan do evento, que mira no trabalho infantil durante a Copa do Mundo, com o tema ‘Quando a infância é perdida, não tem jogo ganho’, e conta com a parceria do órgão com o Sistema Correio.
“Para além de toda atuação do Ministério Público do Trabalho, em momentos como este, em grandes eventos como a Copa do Mundo, buscamos ter campanhas temáticas, e este é o caso, voltadas para a conscientização maior da sociedade, no sentido de demonstrar que a exploração do trabalho de crianças e adolescentes leva a graves malefícios que vão ser sentidos diretamente por aquelas crianças, por suas famílias, mas também para a sociedade como um todo, pois isso sustenta um ciclo vicioso e com ele só perde a sociedade inteira”, disse o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Carlos Eduardo de Azevedo Lima.
Pensando nisso, o Ministério do Trabalho estará atuando também em Campina Grande durante ‘O Maior São João do Mundo’, que este ano coincide com a Copa. Segundo o procurador-chefe, vários parceiros estarão engajados na campanha distribuindo material gráfico para propiciar a conscientização nos participantes do evento.
“Não é a toa que o tema da campanha é ‘Quando a infância é perdida, não tem jogo ganho’ e todo o material usado na ação remete à Copa do Mundo para demonstrar que está todo mundo comemorando, torcendo, mas que tem também algumas pessoas, que são justamente as crianças, que estão tendo sua força de trabalho explorada precocemente”, relatou.
Sobre a parceria do Ministério Público do Trabalho com o Sistema Correio de Comunicação, Carlos Eduardo de Azevedo Lima relatou a importância de difundir as campanhas do órgão nos mais variados veículos de comunicação, convergidos em um único lugar, como o Sistema Correio de Comunicação.
“Essa parceria é imprescindível. Sem que tenhamos a parceria com o Sistema Correio, certamente não conseguiríamos alcançar tantos segmentos da sociedade. Uma campanha como esta, o Sistema Correio já se colocou à disposição para colaborar, mas também na atuação cotidiana permanente do Ministério Público do Trabalho, seja no jornal, na TV ou nas rádios, enfim, todo o Sistema tem sido parceiro de enorme relevância, que tem contribuído de forma muito significativa para que avancemos nessa atuação, nessa pauta do Ministério Publico voltada para a defesa e promoção dos direitos sociais”, completou.
A diretora-executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro, também falou da parceria com o MPT-PB e ressaltou a importância de campanhas como esta, de conscientização da população para causas tão importantes.
“Temos o prazer em estar ajudando o Ministério Público do Trabalho, dando essa oportunidade para a conscientização da sociedade, da população, através dessa campanha, para conscientizarmos as pessoas sobre o combate ao trabalho infantil. As pessoas devem ter consciência que as crianças precisam estudar, que é através da educação que elas poderão prosperar e ter um futuro com dignidade e transformação, tanto para elas como para as famílias. Então, essa é a missão de todo o Sistema Correio, da Fundação Solidariedade, abraçar essa e tantas outras causas”, disse Beatriz Ribeiro.