Início Geral

M?sico Paulo R? lan?a novo projeto e faz turn? pelas cidades da Para?ba

O músico paraibano Paulo Ró está em turnê do seu novo CD, intitulado “Sob o Sol” em parceria com o poeta maranhense Fábio Kerouac. Em “Sob o Sol”, Paulo Ró musicou poemas feitos pelo seu amigo e poeta quando ele visitou a praia de Lucena, litoral norte da Paraíba. O poeta Fábio Kerouac foi incluído no livro “Safra/90”, que reunia outros representantes da poesia do Maranhão aquela época. Há oito anos mora em Hamburgo, na Alemanha, onde também trabalha com um curso para cuidadores de idosos.

No próximo dia 17, ele se apresenta em Campina Grande, no Mini Teatro Paulo Pontes. Na turnê atual, Paulo Ró se apresenta ao lado de Michel Charles (baixo elétrico), Tina Nascimento (voz) e Gerson Abrantes (percussão), num formato de “pocket-show”. O lançamento do trabalho aconteceu em João Pessoa e foi bem acolhido pela crítica especializada.

O álbum “Sob o Sol” está disponível para download. Para baixar o disco, clique aqui.

Perfil

Paulo Roberto do Nascimento, músico instrumentista e ativista cultural paraibano, teve seu primeiro contato com música ainda na infância, quando ouvia desde música clássica em casa, até a popular, dos grupos folclóricos que via nas ruas de Jaguaribe, bairro onde morava. Nos anos 70 e 80, sua atuação marcou a história da música paraibana quando, ao lado de seu irmão Pedro Osmar, criou o grupo “Jaguaribe Carne de Estudos”, uma verdadeira escola para diversos outros artistas da cena contemporânea, como Totonho, Escurinho, Chico César e Adeildo Vieira.

Assumindo a Guerrilha Cultural como uma perspectiva de ação direta nos bairros da cidade, o grupo trabalhou em conjunto com ONGs, partidos de esquerda, pastorais da igreja e grupos anarcopunks, surgindo dessas parcerias projetos como a Coletiva de Música da Paraíba, o Musiclube, o projeto Fala Bairros, o Movimento de Escritores Independentes, entre outros.

Em 1992, o grupo lançou seu primeiro LP “Jaguaribe Carne Instrumental” que teve mil capas diferentes, feitas artesanalmente por diversos artistas nordestinos. Ainda este ano, Paulo Ró gravou o LP “Etnia”, com o grupo Etnia, um trabalho de estudos de ritmos e instrumentos populares do mundo. Em 1998 gravou o CD “O Jardim dos Animais”, em parceria com o poeta mineiro Ronald Claver, trabalho este que obteve elogios da crítica e do público em geral.

Em 2004, gravou um de seus melhores trabalhos, o CD “Olhos de Proa”, em parceria com o biólogo e poeta Vergara Filho, com músicas que tratam do cotidiano do mar e de seus pescadores, num constante diálogo entre natureza, cultura e trabalho. Neste mesmo ano, iniciou-se o projeto de gravação do CD “Vem no Vento”, do grupo Jaguaribe Carne, que contou com a participação de grandes nomes da MPB, a exemplo de Elba Ramalho, Chico César, Zeca Baleiro e muitos outros artistas que sempre apoiaram o trabalho dos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.