Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Mudanças climáticas afetam animais domésticos

As altas temperaturas do verão não afetam só a pele, cabelo e corpo de seres humanos. Os animais de estimação também sofrem com o calor e precisam de cuidados específicos nos dias mais quentes. A atenção especial precisa ser redobrada quando as chuvas caem nessa época, oscilando entre calor e frio. Em João Pessoa, por exemplo, é comum observar e sentir a mudança climática. Por isso, o Portal Correio conversou com o médico veterinário Luiz Trevisan, do JampaVet, que orientou sobre quais cautelas os donos devem ter atenção. Assista ao vídeo acima.

De acordo com o especialista, os cuidados básicos para todos os pets vão desde a alimentação até os passeios ao ar livre, que costumam ser mais frequentes na época mais quente do ano.

Uma das recomendações básicas é mudar o horário da caminhada na rua ou na praia quando o sol está mais forte. “Eles devem acontecer nas horas mais amenas do dia, como de manhã bem cedinho ou no início da noite, para que eles não queimem as patas”, recomenda Luiz.

A alimentação também é um dos pontos que devem ser alterados. Para o médico, pode ser o momento propício para mudar os hábitos alimentares do pet. “As frutas são benéficas a cães e gatos. Vegetais gelados, como cenoura, também agradam”, indicou o veterinário.

A arquiteta Márcia Nascimento disse que adotou uma alimentação mais saudável para sua cadela Lola. Ao Portal Correio, ela contou alguns cuidados que ela costuma ter nesse período. “Eu tenho cuidado com a tosa e muito cuidado com o horário da caminhada, para não queimar as patinhas dela. Lola inclusive faz dieta, porque tá gordinha”.

Os animais domésticos também sentem a mudança de temperatura e tendem a ficar com baixa imunidade, contribuindo com a propagação de doenças. “As principais viroses de cachorro aumentam muito nessa época. O clima é mais propenso para sobrevivência do vírus. É preciso cuidado redobrado com qualquer alteração do animal”, informou o veterinário.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.