Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Sábado é Dia D contra o sarampo; veja onde se vacinar

O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira (10), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nesta primeira etapa, a convocação é para mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, que devem se vacinar entre 10 de fevereiro e 13 de março, com o ‘Dia D’ de mobilização ocorrendo neste sábado (15).

Leia também:

Com o conceito ‘Mais proteção para a sua família’, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar os filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

A campanha acontecerá em duas etapas. Na segunda, deverão receber a vacina adultos de 30 a 59 anos, entre os dias 3 e 31 de agosto.

Na Paraíba, as secretarias de Saúde estão mobilizadas para atender à demanda do ‘Dia D’. Veja abaixo detalhes do serviço em alguns municípios paraibanos.

João Pessoa

O dia D acontecerá das 8h às 12h em mais de 100 salas de vacina espalhadas pelos serviços da rede municipal de saúde, como Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização. Ao todo, mais de 700 profissionais estarão atuando na campanha.

Para ser imunizado, o usuário deve levar o cartão de vacina, que serão dispensadas de acordo com a avaliação do cartão vacinal. “É importante lembrar que a campanha é seletiva e só será imunizado quem não tiver comprovação do esquema vacinal ou quem está com o esquema incompleto, por isso é tão importante apresentar o cartão de vacina”, lembra o chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino.

No dia D, aproveitando o público-alvo, a SMS vai atualizar a caderneta de vacinação dos adolescentes que estão na faixa etária de indicação para vacinas contra HPV e meningocócica tipo C. Devem ser vacinados meninos de 11 a 14 anos e meninas de nove a 14 anos.

Campina Grande

Para tomar a dose da vacina, basta procurar um dos Centros de Saúde que estarão fazendo a aplicação. São eles:  Centros de Saúde do Catolé, Centro, Liberdade, Bela Vista, Policlínica das Malvinas e Unidade Mista de Galante.

“É muito importante que os pais e responsáveis das crianças e dos adolescentes aproveitem esse momento para vacinarem seus filhos se não tiverem feito na idade adequada porque essa é uma exceção que o Ministério da Saúde está abrindo para imunizar esse público e, apesar do assunto ter saído de pauta, o sarampo continua sendo perigoso e fazendo vítimas no país”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Miralva Cruz.

Cabedelo

Todas as Unidades de Saúde da Família estarão abertas das 8h às 16h para receber o público.

“É preciso que a população tome conhecimento que o vírus ainda está circulando no país, e a melhor forma de se proteger é através da vacinação. A gestão pública tem feito capacitações e disponibilização das vacinas, e tem contado com o empenho da população para que o país possa voltar a ser livre do sarampo”, destacou a coordenadora de Imunização em Cabedelo, Missânia Moreira.

Patos

Em Patos, Sertão da Paraíba, todas as unidades básicas de saúde estarão abastecidas e abertas para imunizar o público alvo, das 8h às 17h.

O secretário de Saúde Umberto Joubert recomendou que os pais e responsáveis levem as crianças, adolescentes e jovens para receber a vacina, uma vez que esse cuidado ainda é o mais eficaz contra a doença.

Monteiro

Em Monteiro, no Cariri da Paraíba, a vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde e no departamento de Vigilância em Saúde, a partir das 8 horas.

A Secretaria de Saúde do município alerta que todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o Centro de Saúde para atualizar o esquema vacinal.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.