Início Geral

Munic?pios passam por capacita??o para o Programa Garantia-Safra

O Governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual do Programa Garantia-Safra, com apoio da Emater e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está realizando 13 eventos territoriais de capacitação sobre o processo de verificação de perda do Garantia-Safra 2013/2014 para os Secretários de Agricultura e os Técnicos vistoriadores indicados pelas prefeituras municipais, objetivando habilitá-los a operar o sistema informatizado.

As capacitações iniciais serão para os municípios da Região I, que terão o prazo até o dia 29 de maio de 2014 para apresentarem formalmente às Secretarias Municipais de Agricultura Familiar – SAF/MDA, por meio do Sistema Garantia-Safra – Verificação de Perdas, solicitação de vistoria das lavouras de agricultores aderidos ao GS e indicação do técnico vistoriador, conforme estabelecido na Portaria SAF nº 42, de 07/12/2012 do CGGS/MDA.

Segundo a coordenadora do Programa Garantia-Safra na Paraíba, Ivanilza Macedo, este processo é necessário para garantir o direito dos agricultores receberem o benefício no valor de R$ 850,00 a ser pago em cinco parcelas de R$ 170,00, caso seja constatada perda igual ou superior a 50% da produção de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca.

“Nós vamos percorrer todo o estado para garantir que os agricultores aderidos não fiquem sem receber o recurso; estamos conversando com os secretários municipais para que eles se façam presentes nas capacitações, assim não restará nenhuma dúvida quanto a execução do Programa nos municípios.

A Agenda de Capacitações já teve início nos Territórios do Médio Sertão e Serra do Teixeira, Vale do Piancó, Médio Piranhas, Alto Sertão e Vale do Piranhas. “A nossa previsão é que todas as regiões sejam contempladas até 29 de maio”, disse Ivanilza.
A coordenadora lembra que é de responsabilidade da prefeitura a emissão e a entrega dos boletos aos agricultores. A adesão somente se concretiza mediante o pagamento do boleto bancário de adesão ao GS por parte do agricultor.

O Programa Garantia-Safra é uma ação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que atende agricultores que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.