Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Museu de Arte Popular da PB passa a funcionar em novo horário

A partir desta terça-feira (9), até o dia 4 de agosto, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), que tem como mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, funcionará com um horário distinto.

A visitação se dará de terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Como de costume, as segundas-feiras ficam reservadas à manutenção.

Homenagem

Recentemente, o Museu foi contemplado com novas mostras, baseadas no mote ‘Jackson é Pop’, que festejam os 100 anos do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro. Assim, as três salas (Artesanato, Música, e Literatura de Cordel e Xilogravura) trazem inúmeras peças envolvendo a trajetória desse paraibano de Alagoa Grande, cujo gênio conquistou o mundo.

Letras inéditas, documentos, canções para audição, prêmios, obras inspiradas em seu legado, referências à arte dele e fotografias diversas são alguns dos artigos encontrados pelos visitantes nessa viagem rumo à existência de Jackson – marcada pelo sucesso e pelo tropeço, como a de qualquer pessoa, mas, sobretudo, pela criatividade.

Conforme a direção do MAPP, a exposição seguirá ganhando novos elementos, uma vez que a obra jacksoniana é imensa e multifacetada. A homenagem a Jackson segue a proposta do Conselho Universitário (Consuni), que instituiu 2019 como o Ano Cultural do artista na UEPB. Interessante recordar que, quando o Museu abriu suas portas ao público, em 2014, a Sala 2, referente à Música, dispunha de Jackson como tema e que, quando da concepção do MAPP, o arquiteto Oscar Niemeyer [1907-2012] teve a intenção de laurear o cantor e compositor. Por isso, as estruturas circulares e o formato, bem como a alcunha de ‘Museu dos Três Pandeiros’, surgida logo no começo do empreendimento.

Localização

O Museu de Arte Popular da Paraíba fica localizado na Rua Severino Cruz, às margens do Açude Velho, em Campina Grande.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.