Início Entretenimento

Museu de Arte Popular da PB sedia projeto ‘Palco do Choro’

O projeto Palco do Choro segue em franca atividade no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande. Nesta sexta-feira (15), às 19h, o Museu, que tem como mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebe o Grupo Receita de Choro, com a mostra ‘Revendo o Receita’. A entrada é franca.

A mostra é uma performance instrumental do gênero, reunindo os integrantes do extinto Grupo Receita de Choro. Na oportunidade serão celebrados os 20 anos do início de suas práticas musicais, as quais se estenderam por quase uma década. Vários virtuoses da música instrumental de Campina Grande passaram pelo Receita de Choro, mas o Grupo encerrou suas atividades sendo formado por Lívio Silva (pandeiro), Zezé Duarte (sete cordas), Hélio Pereira (violão), José Rocha (cavaquinho) e Adeildo Pereira (bandolim).

Conforme Adeildo Pereira, o Receita de Choro se apresentou pela primeira vez publicamente em julho de 1997, durante um evento em homenagem aos 100 anos de Pixinguinha, ocorrido no Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado em Areia; na ocasião, ainda como um grupo anônimo de Choro. Mais tarde, em outubro daquele ano, adotaria sua denominação inspirada na de um choro de Jacob do Bandolim: “Receita de Samba”.

Ele acrescentou que a proposta musical do conjunto, além do próprio “prazer-de-tocar” de seus componentes, tinha como objetivo oferecer sua possível contribuição para manter vivos o conhecimento do choro e o consequente gosto por este, “uma das modalidades mais genuínas e refinadas da nossa música popular instrumental”.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.