Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

JP recebe musicistas internacionais para masterclass no Centro Histórico

Os violoncelistas Eduardo Vassallo (Argentina), Stanimir Todorov (Bulgária) e a violonista Júlia Dinerchtein (Bielorússia) darão aula especial nesta terça-feira (26), a partir das 10h, no Hotel Globo e Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico. A aula é gratuita para músicos e ouvintes inscritos no 7º Festival Internacional de Música Clássica, que teve abertura oficial no último domingo (24).

Eduardo Vassallo e Stanimir Todorov irão ministrar masterclass no Hotel Globo. Já Júlia Dinerchtein estará no Centro Cultural Casa da Pólvora.

Eduardo Vassallo

O argentino Eduardo Vassallo, aos 17 anos, era membro fundador do Quarteto de Cordas da Rádio Nacional e violoncelo solo da Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina. Em 1980, mudou para a Europa para continuar seus estudos na Academia Internacional de Música Menuhin, em Gstaad.

Participou de gravações e turnês mundiais e fez estudos com Pierre Fournier e Radu Aldulescu. Mudou para Colônia em 1986, para estudar com Boris Pergamenschikow e membros do Amadeus Quartet na Hochshule fur Musik.

Desde 1989, é o violoncelista principal da Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, sob a direção de Simon Rattle. É um dos fundadores e diretores do Birmingham Ensemble, com residência na Prefeitura de Birmingham. Lecionou em cursos de verão na Suíça, Portugal, Espanha e América do Sul. Como solista, ele deu recitais por toda a Europa e América do Sul, além de tocar concertos com várias orquestras.

Stanimir Todorov 

Já Stanimir Todorov nasceu na cidade de Sofia (Bulgária) e começou no violoncelo ainda jovem. Estudou na Academia Internacional de Música Menuhin (IMMA), em Gstaad, Suíça. Formado na IMMA e no Conservatório Europeu de Música de Paris, foi assistente do professor Aldulescu, e se juntou à Camerata Lysy Gstaad como o primeiro violoncelo.

Atuou como solista nas Orquestras da Rádio França, Dinamarca, Filarmônica de Monte Carlo, Nova Orquestra Sinfônica de Sofia, Filarmônica de Plovdiv, Filarmônica de Montevidéu e outras. Foi professor no Conservatório Real de Música de Copenhague; do Malmö Music Conservatory, Suécia e IMMA, Suíça. Lecionou masterclasses na Espanha, Guatemala, Bolívia, África do Sul, Bulgária e Argentina.

Em 1999, foi nomeado na Bulgária como “Melhor Jovem Músico Búlgaro do Ano”. Ele foi o primeiro violoncelo da Orquestra Nacional da Rádio Dinamarquesa, da Suisse Romande e da Orquestra Filarmônica de Monte Carlo. Atualmente é solista na Orquestra Estável do Teatro Colón.

Julia Dinerchtein 

Julia Dinerchtein estudou violino na Escola de música em Minsk, Bielorrússia, e depois no Conservatório Tchaikovsky de Moscou com Elizabetha Gilels e Andrei Korsakov. Começou a tocar viola com Michael Kugel na Academia de Maastricht, onde recebeu o Mestre Solista Licenciatura com distinção. Desde 2002, Julia vive em Haia e realizou recitais e concertos de música de câmara na Holanda e no exterior, inclusive como membro do The String Trio Haia e Quarteto Viola Zemtsov.

Ela é professora de viola do Conservatório de Roterdam, Maastricht Conservatório, Artez Conservatório (Arnhem / Zwolle) Musicalmente Talent Academy (Utrecht) e violino / viola Hellendaal Music Institute, em Roterdam. Todo verão ministra master classes na Itália e outros países europeus, como também na China, Colômbia, Espanha e EUA. Julia trabalhou na Orchestra Monnaie, Orquestra Filarmônica de Flandres, Bruxelas Philharmonic, Holanda Symphonia e a Orquestra Sinfônica de Limburg. Julia é a segunda vencedora do Concurso Internacional de Viola.

Para conferir a programação completa do Festival, no link: www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.