O Hospital Santa Isabel realizou, neste sábado (11), a 1ª edição do Mutirão de Cirurgias de Vasectomia, em João Pessoa. A iniciativa tem por objetivo ajudar no planejamento familiar da população e beneficiar ainda mais pessoas no mês de conscientização sobre a saúde do homem.
Durante todo o mês, está prevista a realização de 72 cirurgias, sendo 24 a cada sábado. Segundo o urologista Rafael Rebouças, o procedimento é bastante simples e seguro, e não requer internação hospitalar. Além disso, ele também esclareceu o mito de que a cirurgia poderia interferir na saúde sexual dos homens.
“De forma alguma, não interfere em nada, isso é mais um mito que as pessoas sem a devida informação ficam reproduzindo. A cirurgia dura cerca de 30 minutos, o paciente tem alta no mesmo dia, e com três dias, em média, já está liberado para retornar às atividades, sem atividades físicas, o que acontece após sete dias”, observou.
Para poder ser beneficiado com o programa da Prefeitura, o paciente deve procurar o Hospital Santa Isabel, de segunda à sexta-feira, e realizar sua inscrição.
Alguns requisitos são necessários para a realização da cirurgia, como por exemplo, ter dois ou mais filhos, ou possuir idade acima de 21 anos. Após a inscrição, o usuário recebe o acompanhamento de toda a equipe, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, e recebe todas as orientações necessárias para confirmar sua decisão, e posteriormente agendar o procedimento.