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Mutirão online do Procon-JP para renegociação de dívidas continua até 31 de março

Consumidores devem entrar em contato com o Procon-JP pelo WhatsApp
Procon-JP
Sede do Procon-JP (Foto: Divulgação)

O mutirão online para renegociações de dívidas bancárias da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor continua até o dia 31 de março. O consumidor tem acesso exclusivamente através do WhatsApp (83) 98665-0179, onde será auxiliado para o registro de sua reclamação na plataforma de solução de conflitos Consumidor.gov.br. Até esta segunda-feira (22), o Procon-JP já atendeu 77 cidadãos que procuraram o serviço.
 
O consumidor que deseja participar do mutirão nacional online só necessita adicionar o número do WhatsApp do Procon-JP e fazer o contato, onde receberá atendimento personalizado dos consultores jurídicos do Procon-JP, que auxiliarão no registro da proposta na plataforma, momento em que receberá um login e senha. O serviço é uma ação conjunta com a Associação Brasileira de Procons e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
 
O secretário Rougger Guerra orienta aos consumidores que informem corretamente os telefones e o e-mail para contato, já que esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras. “O passo a passo é muito simples: após o acesso, a pessoa faz o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. É importante que no relato deixe claro que está participando do mutirão com a hashtag #MutiraoProconsBrasil”, afirmou. 

Atenção aos prazos

De acordo com o titular do Procon-JP, após o consumidor se registrar, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. “Ao fim desse tempo, é a vez do consumidor ficar atento ao prazo de 20 dias para avaliar proposta da empresa e se a resposta contempla sua necessidade”, observou Guerra.

O mutirão online de renegociação das dívidas bancárias tem o objetivo de promover o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas. “A Associação ProconBrasil programou, através da Febraban, a adesão das instituições financeiras buscando viabilizar condições favoráveis, a exemplo do valor das parcelas, da periodicidade dos pagamentos, da redução dos juros e multas e dos benefícios para a quitação imediata do débito”, informa o secretário. 

Mês do consumidor

Além do mutirão, o Procon-JP está realizando várias ações em março para comemorar o Dia Mundial do Consumidor festejado no dia 15, a exemplo do serviço de atendimento no WhatsApp através do ‘Procon-JP na Sua Mão’ lançado no início do mês, a ampliação da comunicação remota com o fornecedor através de notificações e audiências virtuais e a ampliação do programa ‘Procon-JP no seu bairro’, que desde 1º de março está atendendo a quatro comunidades diferentes. “Também divulgamos o Cadastro das Reclamações Fundamentadas no último dia 15”, finaliza Rougger Guerra.

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