Nadador Thiago Pereira levar? bandeira do Brasil na abertura do Pan

18
COMPARTILHE

O nadador Thiago Pereira foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser o porta-bandeira da delegação do país na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, nesta sexta-feira (10), em Toronto, no Canadá. O convite ao atleta foi feito no fim de semana e reforçado nesta quinta-feira (9) em uma cerimônia na Ala Internacional da Vila Pan-Americana, onde os atletas estão instalados.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Aos 29 anos, Thiago é um dos nadadores recordistas do Brasil, com 12 medalhas de ouro em Pan-Americanos, conquistadas nos Jogos de 2007, no Rio, e de 2011, em Guadalajara, no México. Com um total de 18 medalhas conquistadas nos três jogos de que participou, em Toronto, ele poderá se tornar o brasileiro que mais obteve medalhas no torneio em todos os tempos, superando a marca de 19, do ex-nadador Gustavo Borges.

Se subir ao pódio cinco vezes na competição, Thiago Pereira será o maior ganhador de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de todos os tempos. O recorde pertence atualmente ao ex-ginasta cubano Erick López, que ganhou 22 medalhas.

Foi por esses resultados que o COB escolheu Thiago para levar a bandeira brasileira na 17ª edição dos Jogos Pan-Americanos, em Toronto. Para ele, uma honra inesperada. “Antes de mais nada, foi uma honra para mim. Foi também uma grande surpresa. Eu fiquei bastante emocionado.”

Thiago disse nunca ter imaginado, quando participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos, em 2003, em Santo Domingo, que um dia teria a honra de levar a bandeira da delegação brasileira. “Com certeza, vai ser mais um momento que eu vou guardar aqui no meu coração.”

O nadador mostrou-se “confiante” para as competições no Canadá. “Fiz tudo o que eu podia ter feito este ano em treino fora da água, na minha preparação. A questão do recorde a gente tem que deixar rolar”, afirmou.

Segundo ele, os resultados da preparação para os Jogos Pan-Americanos serão mostrados “dia após dia”, nas competições. “É [importante] crescer a cada dia, manter uma seleção unida. Não sou só eu que nesse grupo, a gente tem todo um país. [O fundamental] é brigar pelo ranking de medalhas, pelo nosso país.”

As provas da natação começam nesta terça-feira (14). Os Jogos Pan-Americanos vão de hoje até o dia 26.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas