Ainda não há prazo para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começar a funcionar em Campina Grande. A informação é do prefeito Romero Rodrigues, que concedeu entrevista ao Portal Correio nesta quinta-feira (18). Ele explicou que não tem como definir uma data porque ainda não tem o documento de ‘direto de uso’, concedido pelo Governo Federal. Assista à entrevista acima.
No entanto, as principais áreas contempladas pelo VLT já são de conhecimento da prefeitura por causa da linha férrea, que já é definida. O distrito de Galante está na lista.
Desde 2014, o sistema de VLTs opera de forma incompleta e precária, nas cidades mais próximas da Capital na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP). Os trens modernos e climatizados contrastam com estações precárias e outras composições velhas que ainda estão em operação.
O Espaço Cultural ‘Bom é na Feira’ vai ser inaugurado nesta sexta-feira (19), em Campina Grande. A solenidade acontece a partir das 10h, tendo como local a sede administrativa da Feira Central (Centro do Galpão Cultural).
Para Romero Rodrigues, a feira, que já é considerada patrimônio imaterial do Brasil, vai manter a originalidade. “Temos que colocar mais equipamentos para interagir com a sociedade, porque ela já é um cartão-postal de Campina e da Paraíba”, disse.
O espaço retrata cenograficamente as primeiras casas de negócio da feira central e será utilizado para realização de atrações culturais, oficinas e ações sociais. Também será apresentada a campanha de marketing para a Feira Central de Campina Grande.
A Prefeitura de Campina Grande publicou um edital de chamamento público para receber estudos sobre a viabilidade de mudanças no serviço de abastecimento de água na cidade. A inciativa foi motivada pelo fato de que a concessão de abastecimento d’água expirou desde 2014. Hoje esse serviço é realizado pela Cagepa, cujas ações na cidade são alvo de críticas por parte de autoridades, mas, sobretudo, da própria sociedade campinense.
Com isso, os estudos podem resultar, no futuro, em nova licitação para exploração do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. “Estamos fazendo tudo que é do processo legal. Queremos licitar novamente o processo de concessão de água e esgoto, até porque é da nossa responsabilidade”, prometeu Romero.
Romero aguarda por uma definição do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito de Campina Grande nas eleições de 2020, para então se posicionar sobre o processo eleitoral. Apesar disso, ele já adiantou seu apoio irrestrito a Cássio.
“Não existe no meu perfil a palavra ingratidão. Se o senador Cássio decidir que vai disputar a Prefeitura de Campina Grande, não precisa nem me perguntar, pois meu apoio será dele, sem dúvida. Cássio tem todo o perfil técnico e muita experiência, até mais do que eu, e terá minha ajuda para isso. Vou às ruas em busca de voto como fiz na minha eleição”, afirmou Romero.
De acordo com o prefeito, que também é presidente estadual do PSD, o nome do candidato do grupo político, que inclui o PSDB, deverá ser anunciado até no máximo o carnaval de 2020. “Vamos aguardar por uma definição de Cássio. Peço a Deus sabedoria para escolhermos o melhor candidato para Campina Grande e vencermos as eleições”, disse.