Início Geral

Nasa vai explorar asteroide que poderá atingir a Terra em 2135

Um asteroide chamado Bennu pode um dia atingir a Terra. É possível que ele guarde o mistério da origem da humanidade.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Descoberto em 1999, o 101955 Bennu tem aproximadamente 500 metros de diâmetro e orbita o sol a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora. Infelizmente, a órbita do asteroide coincide com a do planeta Terra a cada seis anos, o que significa que ele pode, um dia, colidir com a Terra.

“A aproximação [do asteroide com a Terra] no ano 2135 ajustará a órbita de Bennu, potencialmente colocando-o em curso de colisão com a Terra naquele século”, diz Dante Lauretta, professor de Ciência Planetária na Universidade de Arizona.

Para se preparar melhor para este evento potencialmente apocalíptico, a Nasa, a agência especial dos Estados Unidos, enviará uma nave espacial Osiris-Rex para coletar uma amostra do asteroide.

“[A missão] é a chave para a nossa busca por produtos orgânicos no Bennu”, disse Lauretta, de acordo com um comunicado da Nasa.

Mas a missão é mais do que evitar Armageddon. De acordo com Lauretta, a missão Osiris poderia ajudar a humanidade a compreender melhor suas próprias origens.

“Acreditamos Bennu é uma cápsula do tempo desde os primórdios de nosso sistema solar”, disse Lauretta ao canal ABC News. “Assim, a amostra pode potencialmente conter respostas para uma das perguntas fundamentais que os seres humanos fazem: “de onde viemos, qual a nossa origem?”.

Por enquanto, não há nenhuma razão de pânico. O Bennu tem apenas uma chance em 2.700 de colidir com a Terra entre 2175 e 2196.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.