Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Nata??o e jud? premiam atletas campe?es nos Jogos Escolares da Juventude, na Capital

O atleta piauiense Vinicius Gabriel Silva, de 16 anos, foi o vencedor da prova de natação dos 100 metros livres, categoria de 15 a 17 anos, dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo disputados em João Pessoa. Ele levou a medalha de ouro após completar a prova com o tempo de 53s49, no último sábado (8), na Vila Olímpica Ronaldo Marinho, na Capital.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

O piauiense de 16 anos é recordista do campeonato Norte/Nordeste na prova dos 50m livre; campeão brasileiro em 2013 e agora segue confiante para tentar mais uma medalha de ouro no campeonato brasileiro em Santos (SP), no final deste mês.

“O Piauí é muito carente em estrutura para desenvolver atletas na natação devido aos custos. Agora, a partir dessas conquistas de Vinicius, nós acreditamos que podemos mudar essa realidade, pois com certeza ele está servindo de espelho, inspirando novos atletas a se dedicar à modalidade”, declarou o técnico Manoel Menezes.

Na prova dos 100m livre a medalha de prata ficou com Cauã Vinicius Oliveira, da Bahia, que fez a prova no tempo de 53s62. Na terceira colocação o paulista Matheus Oliveira Gomes encerrou a prova em 54s16.

Já a capixaba Juliana Rodrigues, de 16 anos, conquistou o bicampeonato na luta olímpica, etapa de 15 a 17 anos. Ela, que é a atual campeã brasileira na categoria, assegurou a medalha de ouro no peso leve (até 49 quilos), na tarde da última sexta-feira (7).

Filha de pedreiro e empregada doméstica, Juliana migrou do judô para a luta e não se arrepende da escolha. Perto de outros atletas, Juliana começou tarde no esporte, mas foi considerada uma revelação pelo técnico Francisnei Fernandes. Apesar de ter iniciado a carreira esportiva no judô, ela diz que de agora em diante só vai se dedicar à luta olímpica. “Eu comecei pelo judô, com 12 anos, em um projeto social que tinha perto da minha casa. Fiquei em terceiro lugar em um campeonato mundial”, lembra a jovem.

Para o técnico Francisnei Fernandes, é gratificante ver a jovem crescer na modalidade. O professor comenta que a mistura de técnicas do judô e da luta olímpica é o diferencial das atletas do Espírito Santo que tem garantido lugares no pódio. “Na verdade, migrar do judô para a luta é muito benéfico. As habilidades motoras das duas modalidades são parecidas. A diferença é a regra, que temos que deixar claro, para os atletas não confundirem. Essa junção que estamos fazendo do judô com a luta está sendo o nosso diferencial na hora da luta”, avaliou.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.