Início Geral

Nata??o e jud? premiam atletas campe?es nos Jogos Escolares da Juventude, na Capital

O atleta piauiense Vinicius Gabriel Silva, de 16 anos, foi o vencedor da prova de natação dos 100 metros livres, categoria de 15 a 17 anos, dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo disputados em João Pessoa. Ele levou a medalha de ouro após completar a prova com o tempo de 53s49, no último sábado (8), na Vila Olímpica Ronaldo Marinho, na Capital.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

O piauiense de 16 anos é recordista do campeonato Norte/Nordeste na prova dos 50m livre; campeão brasileiro em 2013 e agora segue confiante para tentar mais uma medalha de ouro no campeonato brasileiro em Santos (SP), no final deste mês.

“O Piauí é muito carente em estrutura para desenvolver atletas na natação devido aos custos. Agora, a partir dessas conquistas de Vinicius, nós acreditamos que podemos mudar essa realidade, pois com certeza ele está servindo de espelho, inspirando novos atletas a se dedicar à modalidade”, declarou o técnico Manoel Menezes.

Na prova dos 100m livre a medalha de prata ficou com Cauã Vinicius Oliveira, da Bahia, que fez a prova no tempo de 53s62. Na terceira colocação o paulista Matheus Oliveira Gomes encerrou a prova em 54s16.

Já a capixaba Juliana Rodrigues, de 16 anos, conquistou o bicampeonato na luta olímpica, etapa de 15 a 17 anos. Ela, que é a atual campeã brasileira na categoria, assegurou a medalha de ouro no peso leve (até 49 quilos), na tarde da última sexta-feira (7).

Filha de pedreiro e empregada doméstica, Juliana migrou do judô para a luta e não se arrepende da escolha. Perto de outros atletas, Juliana começou tarde no esporte, mas foi considerada uma revelação pelo técnico Francisnei Fernandes. Apesar de ter iniciado a carreira esportiva no judô, ela diz que de agora em diante só vai se dedicar à luta olímpica. “Eu comecei pelo judô, com 12 anos, em um projeto social que tinha perto da minha casa. Fiquei em terceiro lugar em um campeonato mundial”, lembra a jovem.

Para o técnico Francisnei Fernandes, é gratificante ver a jovem crescer na modalidade. O professor comenta que a mistura de técnicas do judô e da luta olímpica é o diferencial das atletas do Espírito Santo que tem garantido lugares no pódio. “Na verdade, migrar do judô para a luta é muito benéfico. As habilidades motoras das duas modalidades são parecidas. A diferença é a regra, que temos que deixar claro, para os atletas não confundirem. Essa junção que estamos fazendo do judô com a luta está sendo o nosso diferencial na hora da luta”, avaliou.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.